Corrida espacial está em crescimento: Casa Branca quer que NASA estabeleça um horário padrão na Lua até 2026

A Casa Branca instruiu a NASA para estabelecer um horário padrão na Lua que se tornaria uma norma internacional, numa fase em que se assiste a uma crescente corrida espacial: as nações que se aventuram na superfície lunar utilizam atualmente os seus próprios fusos horários quando realizam missões. No entanto, os cientistas alertaram que este método não é sustentável, uma vez que os países planeiam estabelecer habitats lunares.

A intenção do Governo americano é criar um ‘Tempo Lunar Coordenado’ (LTC) até ao final de 2026. Sem uma hora lunar unificada, de acordo com o memorando da Casa Branca, seria um desafio garantir que as transferências de dados entre naves espaciais sejam seguras e que as comunicações entre a Terra, os satélites lunares, as bases e os astronautas sejam sincronizadas.

“Imagine se o mundo não estivesse a sincronizar os seus relógios no mesmo horário – quão perturbador isso poderia ser e quão desafiadoras as coisas do dia a dia se tornam”, salientou Arati Prabhakar, no memorando.

Na Terra, a maioria dos relógios e fusos horários baseia-se na UCT, que encontra suporte numa vasta rede global de relógios atómicos colocados em diferentes locais do mundo, que medem as mudanças no estado dos átomos e geram uma média que, em última análise, constitui o tempo preciso.

A implantação de relógios atómicos na superfície lunar pode ser necessária, de acordo com os responsáveis americanos, reforçando o pedido da Agência Espacial Europeia feito em 2023.

O responsável salientou ainda que à medida que as atividades comerciais se expandem para a Lua, um padrão de tempo unificado seria essencial para coordenar as operações, garantir a fiabilidade das transações e gerir a logística do comércio lunar.

“O mesmo relógio que temos na Terra iria mover-se a um ritmo diferente na Lua”, garantiu Kevin Coggins, chefe de comunicações espaciais e navegação da NASA, em entrevista, citado pelo jornal britânico ‘Daily Mail’. Os relógios funcionariam mais rápido na Lua do que na Terra, ganhando cerca de 56 microssegundos por dia.

Ler Mais