Correntes do Oceano Atlântico estão a caminhar para o colapso, alertam cientistas: Europa pode mergulhar num frio gélido

A Europa pode ficar congelada: o encerramento abrupto das correntes do Oceano Atlântico representa uma ameaça para a estabilidade climática do Velho Continente: uma complexa simulação computacional apontou um ponto de inflexão “semelhante a um penhasco” iminente no futuro.

O estudo, publicado na revista ‘Science Advances’, traçou um quadro terrível se não forem tomadas medidas urgentes para combater as alterações climáticas: de acordo com o climatologista e oceanógrafo Rene van Westen, da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, um dos componentes cruciais do sistema climático da Terra – a Circulação Meridional do Atlântico (AMOC) – está num estado precário.

“Estamos a aproximar-nos do colapso, mas não temos a certeza de quanto mais perto”, destacou o principal autor do estudo. “Estamos a caminhar para um ponto de inflexão.”

Utilizando simulações complexas, os investigadores descobriram um ponto de viragem “semelhante a um penhasco” no futuro, indicando um rápido declínio das correntes oceânicas que poderá ter implicações de grande alcance.

A AMOC desempenha um papel fundamental na regulação dos padrões climáticos globais e o seu colapso desencadearia uma cascata de perturbações a nível mundial.

Na Europa, as temperaturas poderiam descer entre 5 e 15 graus Celsius ao longo das décadas. O gelo do Ártico estender-se-ia mais para sul, enquanto o Hemisfério Sul sofreria uma intensificação do calor. Os padrões globais de precipitação seriam perturbados, com impacto em ecossistemas como a Amazónia, e a escassez de alimentos e de água poderia ocorrer à escala global.

Lembra-se do filme “O Dia Depois de Amanhã”? Embora possa parecer distante, o estudo sugeriu que o prazo para tal acontecimento é mais curto do que se pensava – embora possa estar a décadas de distância, o ritmo acelerado das alterações climáticas suscita preocupações de que o colapso possa ocorrer durante este século.

O cientista climático da Universidade de Exeter (Reino Unido), Tim Lenton, que não fez parte do estudo, referiu que o novo estudo o deixa mais preocupado com um colapso. “Um colapso da AMOC causaria tantas repercussões no clima mundial que seriam tão abruptas e severas que seriam quase impossíveis de se adaptar em alguns locais”, referiu.

O AMOC faz parte de uma intrincada correia transportadora global de correntes oceânicas que movem diferentes níveis de sal e água quente ao redor do globo em diferentes profundidades em padrões que ajudam a regular a temperatura da Terra, absorvem dióxido de carbono e alimentam o ciclo da água, de acordo com a NASA.

Ler Mais