Coronavírus reforça poder do passaporte português

Com a pandemia, o passaporte português subiu uma posição na lista dos mais poderosos do mundo. Ocupa a sexta posição, o que significa que o documento dá entrada sem visto em 186 países.

Em janeiro deste ano, o Henley Passport Index , que mede periodicamente os passaportes mais fáceis de viajar do mundo, colocava Portugal no sétimo lugar da lista dos passaportes mais poderosos do mundo. Entretanto, devido à pandemia do novo coronavírus, este índice foi alterado: o passaporte português subiu um lugar, para sexto da tabela, permitindo ao detentor deste documento a entrada em 186 países sem necessitar de qualquer visto prévio.

As restrições de entrada em vários países e o fim de algumas rotas aéreas alteraram o índice que mede o poder de cada passaporte. “Veja a Espanha ou qualquer outro país em lockdown. Antes, como cidadão espanhol, o viajante tinha um dos melhores passaportes do mundo em termos de viagens sem necessitar de qualquer visto”, explicou Christian Kälin, criador do Henley Passport Index, à CNN. “Agora, se for um cidadão do Bangladesh – normalmente um passaporte muito fraco para viagens sem visto – poderá ir livremente para o aeroporto e embarcar num voo, se encontrar um, e deixar Espanha”, acrescentou.

Assim, segundo a atualização mais recente do índice, o mais poderoso é o do Japão (191 países), seguido de Singapura (190), Coreia do Sul e Alemanha (189), Itália, Finlândia, Espanha e Luxemburgo (188), Dinamarca e Áustria (187) e depois entra o grupo em que se situa Portugal, Suécia, França, Países Baixos e Irlanda (186).

Com os passaportes menos valiosos do mundo, estão o Afeganistão (26 países), o Iraque (28 países) e a Síria (29 países), revela ainda o índice.

O Henley Passport Index é o ranking original de todos os passaportes do mundo, de acordo com o número de destinos que seus titulares podem aceder sem visto prévio. O ranking é baseado em dados exclusivos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que mantém o maior e mais preciso banco de dados de informações de viagens do mundo, e actualizado por pesquisas pelo Departamento de Pesquisa Henley & Partners.

Os 10 passaportes mais valiosos

  1. Japão (191 destinos)
  2. Singapura (190)
  3. Coreia do Sul, Alemanha (189)
  4. Itália, Finlândia, Espanha, Luxemburgo (188)
  5. Dinamarca, Áustria (187)
  6. Suécia, França, Irlanda, Países Baixos, Portugal (186)
  7. Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Noruega, Suíça (185)
  8. República Checa, Grécia, Malta, Nova Zelândia(184)
  9. Canada, Australia (183)
  10. Hungary (182)
Ler Mais