Coronavírus: 48% dos portugueses mantêm imunidade 10 meses após infeção, aponta estudo

Cerca de 48% dos portugueses conseguiram manter anticorpos que lhes dão imunidade cerca de 10 meses após a infeção por Covid-19, de acordo com um estudo promovido pela Ordem dos Médicos (OM), em conjunto com outros parceiros.

Os resultados foram hoje apresentados por Álvaro Carvalho, médico e presidente da fundação com o mesmo nome. Segundo o responsável, um quarto (24%) do total de mais de 600 participantes não tinha anticorpos, na primeira análise e por isso foram excluídos das análises seguintes.

«Dos 76% (cerca de 460) que à partida tinham essa imunidade, alguns foram-na perdendo ao longo do tempo de estudo, ou seja, entre a segunda e a quarta análise», explica sublinhando que «chegaram à fase final do estudo, 258 pessoas com imunidade, ou seja, 42% do valor inicial da amostra, ao fim de 10 meses após a manifestação da doença».

De referir também que «103 dos 258 participantes que fizeram a terceira colheira, não compareceram à quarta colheita», isto porque «para uma boa parte das pessoas esta colheita coincidiu com o mês de janeiro, quando Portugal atravessava uma vaga pandémica enorme e as pessoas estavam confinadas», ressalva.

Em suma, as conclusões ditaram que dos 460 participantes que à partida tinham imunidade, «podemos para já comprovar a existência de anticorpos em 225, ou seja 48%, isto cerca de 10 meses após serem infetados», adianta Álvaro Carvalho, referindo que estão a ponderar recuperar os 103 que não prosseguiram até ao fim, para que em abril possam concluir o estudo.