Coreia do Sul denuncia fábricas norte-coreanas que trabalham a plena capacidade para armar a Rússia em troca de alimentos

A Coreia do Sul afirmou, esta terça-feira, que embora a maioria das fábricas norte-coreanas mal funcionem devido à falta de energia e matérias-primas, algumas estão em capacidade plena para produzir armas e munições para a Rússia em troca de alimentos e outros produtos básicos.

Shin Won Sik, ministro da Defesa, fez a denúncia. “Enquanto as fábricas de armas norte-coreanas operam a 30% da capacidade devido à escassez de matérias-primas e energia, outras operam a plena capacidade, produzindo essencialmente armas e projéteis para a Rússia”, indicou, em conferência de imprensa.

Em troca, Pyongyang recebeu alimentos e produtos básicos, assim como matérias-primas para aumentar o ritmo da sua produção de armas – é também entregue tecnologia, graças à qual conseguiu lançar em órbita o seu primeiro satélite em novembro de 2023 e lançar mais três este ano.

“Se a Rússia continuar a receber mais munições da Coreia do Norte, o alcance da entrega de tecnologia poderá aumentar”, alertou o ministro da Defesa.

Segundo Seul, o seu vizinho do norte enviou a Moscovo cerca de 6.700 contentores com armas, munições e outro equipamento de guerra, após o acordo entre Vladimir Putin e Kim Jong-Un, em setembro de 2023.






Comentários
Loading...