Coreia do Sul declara lei marcial devido a “ameaças das forças comunistas da Coreia do Norte”
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, anunciou esta terça-feira a declaração de lei marcial, numa decisão inesperada transmitida em direto à nação. Numa declaração de emergência Yoon acusou o principal partido da oposição, o Partido Democrático (PD), de atividades anti-Estado e de alinhamento ideológico com a Coreia do Norte, o que está a gerar preocupações sobre o impacto desta medida no sistema democrático do país.
Sem aviso prévio, Yoon afirmou que a lei marcial é necessária para “proteger a Coreia do Sul liberal das ameaças das forças comunistas da Coreia do Norte e eliminar elementos anti-Estado”. A medida foi anunciada num contexto de crescente tensão política, com o presidente a criticar duramente o PD, que detém a maioria parlamentar, por paralisar o governo através de tentativas de destituição de magistrados e pela rejeição de propostas orçamentais do Executivo.
“O governo será firme e atuará para erradicar as forças pró-Coreia do Norte e salvaguardar a ordem democrática constitucional”, afirmou Yoon, sem detalhar quais as medidas que serão implementadas ou como a lei marcial afetará o funcionamento das instituições democráticas do país.
Crise política em escalada
Desde que assumiu o cargo em 2022, Yoon, do conservador Partido do Poder Popular, tem enfrentado dificuldades para implementar a sua agenda devido ao controlo parlamentar do PD, de orientação liberal. A relação entre as duas forças políticas tem-se deteriorado rapidamente, com acusações mútuas que incluem alegações de escândalos envolvendo a esposa e altos funcionários de Yoon, os quais têm sido alvo de pedidos de investigações independentes por parte da oposição.
Nesta escalada de tensões, o orçamento do próximo ano tornou-se um dos principais focos de conflito, com os dois lados incapazes de chegar a um consenso. Este bloqueio político, segundo Yoon, ameaça a estabilidade do governo e a capacidade do país de responder às suas necessidades.
(EM atualização)