Coreia do Norte envia mais de mil contentores de armas para a Rússia usar na Ucrânia, acusa Casa Branca

A Coreia do Norte enviou grandes quantidades de armas para Rússia usar no conflito na Ucrânia, acusou a Casa Branca: de acordo com os responsáveis americanos, Pyongyang entregou mais de mil contentores de “equipamentos e munições” nas últimas semanas, acusou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.

Washington divulgou fotografias que mostravam contentores carregados de armas num navio de bandeira russa antes de serem transportados por comboio para o sudoeste da Rússia. Os contentores foram embarcados entre 7 de setembro e 1 de outubro, e cumpriu a viagem entre Najin (Coreia do Norte) e Dunay (Rússia).

A Coreia do Norte mostrou-se disponível a fornecer o Kremlin com armamento depois da viagem do líder norte-coreano, Kim Jong-Un, à Rússia para se encontrar com Vladimir Putin. Em troca, a Coreia do Norte quer tecnologias de armamento russas sofisticadas para o seu programa de desenvolvimento de armas nucleares.

De acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, as imagens, que datam de 5 de outubro, mostram um “nível dramático e sem precedentes de tráfego de vagões de carga” na fronteira ferroviária de Tumangang, na fronteira do país com a Rússia – foram identificados mais de 70 vagões, sendo que nos cinco anos anteriores foram visíveis apenas 20.

Ler Mais