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Continente: A variedade e a Inovação na oferta alimentar
No mundo actual é impossível ficarmos indiferentes ao impacto que a actividade da MC tem na vida das pessoas, na sociedade e no planeta. A alimentação é um tema central no mundo, influenciando-o a nível sanitário, económico, político e social. Do ponto de vista social, é visível que a economia continuará a viver tempos desafiantes e o Continente está preparado para continuar a adoptar as medidas necessárias de auxílio àqueles que venham a precisar delas. A inovação na alimentação, além de permitir a introdução de novas formas de alimentos com benefícios para a nossa saúde, permite aos clientes contactarem com realidades que até ao momento não existiam em Portugal.
O Continente Food Lab é o resultado da implementação do factor inovação em diversas áreas da MC e permite dar a experimentar de uma forma facilitada os produtos mais inovadores e disruptivos que materializem pelo menos uma das mais relevantes tendências emergentes ao nível da alimentação, com particular ênfase nos domínios da saúde e bem-estar, sustentabilidade e novos ingredientes, sabores e texturas.
O investimento em produtos inovadores é uma constante do Continente. As vendas dos produtos Continente Food Lab têm correspondido às expectativas e mostram-nos que existe interesse na inovação alimentar. O sucesso dos produtos expostos no Continente Food Lab é medido através da procura dos produtos neste espaço e o sucesso é determinante para depois poderem estar disponíveis nas lojas. Alguns dos exemplos são a True Gum – pastilhas elásticas sem plástico, vegan, sem açúcar adicionado, 100% biodegradáveis, feitas à base de goma de seiva de Manilkara zapota, uma árvore frutífera tropical que cresce na selva da América Central; a Salicórnia, conhecida como o “sal verde português”, uma planta halótifa (tolerante à salinidade) que apresenta naturalmente um sabor salgado; é produzida na Ria de Aveiro, em meio natural, e depois é desidratada e preparada em Campo Maior.
Os snacks de carne OH!Snack são outra novidade do Continente Food Lab. Distinguem-se pelo alto teor de proteína – inclui snacks de peru e frango, com origem em produtores nacionais – sem serem fritos. Muito versáteis, podem ser consumidos como snack, como fonte proteica das refeições principais, como topping em saladas ou massas ou a acompanhar húmus e outros molhos dips.
Já este ano o Continente Food Lab lançou novidades em alternativa à carne e ao queijo – o Picado Carnal da Vegetarian Butcher e os Semi-Curados da Quevana para quem procura opções plant-based, inovadoras e sustentáveis a preços mais acessíveis. O Food Lab apresenta ainda novidades como as Granolas Grand Carob, granolas à base de alfarroba do Algarve e sem açúcares nem edulcorantes adicionados e os Snacks Air Nuts, snacks estaladiços à base de amendoim, produzidos através de uma tecnologia patenteada.
Os produtos do Continente Food Lab caracterizam-se como inovadores e disruptivos e materializam pelo menos uma das mais relevantes tendências emergentes ao nível da alimentação, com ênfase particular nos domínios da saúde e bem-estar, sustentabilidade e novos ingredientes, sabores e texturas.
Nos últimos quatro anos tem-se verificado um notável crescimento na compra de alimentos vegetarianos e vegan. No que diz respeito às vendas no Continente, observámos um aumento significativo de 43% na venda de produtos que proporcionam uma experiência única aos consumidores que procuram opções plant-based. Adicionalmente, ampliámos em 37% o número de artigos disponíveis nas lojas nesta tipologia.
Também na Marca Própria Continente, que conta mais de 30 anos de trabalho contínuo em busca das melhores respostas às necessidades diárias dos consumidores, a inovação é uma constante. Numa primeira fase, o foco da marca era constituir uma oferta competitiva, à base de produtos essenciais para as famílias, e à medida que os anos foram passando e as necessidades dos consumidores foram evoluindo, a marca foi-se ajustando, alargando a gama e investindo cada vez na qualidade, na diversidade e na inovação dos seus produtos, sempre ao preço mais competitivo.
Hoje em dia, dispomos de milhares de artigos Marca Própria nas prateleiras das lojas entre produtos Continente, Continente Seleção, Continente Equilíbrio, Continente Bio, entre outras. E isto reflecte-se no próprio posicionamento da marca. Para além da competitividade de preço, a marca própria Continente tem-se afirmado pelos elevados padrões de qualidade, diversidade e inovação, tendo vindo assim a conquistar a confiança e a preferência dos clientes.
Com vista a consolidar a nossa metodologia, nasceu em 2023 o ‘Continente Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente’, O centro criado especificamente para pesquisa e desenvolvimento dos produtos das Marcas Próprias do Continente.
Composto por Cozinha e espaço de Showcooking; Cozinha Industrial e sala de formação de colaboradores da Cozinha Continente; Laboratório Bioquímico; Laboratório Sensorial com 12 cabines de prova; Sala de Focus Group; Sala de Observação; Área de bebidas; Sala de Limpeza do Lar; Sala de Beleza; e Sala de Design, é no Co-Lab que as equipas do Continente desenham os produtos de marca própria, em conjunto com parceiros, fornecedores e consumidores.
No laboratório sensorial, além da prova de produto, vão ser utilizadas duas técnicas inovadoras: o Face Reader, um equipamento que analisa as reações físicas (expressões faciais) dos provadores ao experimentar ou observar produtos; e o Face Reader Eye Tracker, que, através de uns óculos de infravermelhos colocados no consumidor, recolhem informações sobre quais são as partes do produto/embalagem onde os clientes dedicam mais atenção.
O Co-Lab é uma resposta aos nossos objectivos: ter produtos Continente cada vez mais alinhados com o que o consumidor procura, continuar a surpreender os clientes com inovações exclusivas, apostar na qualidade dos nossos produtos e reforçar a relação de confiança com os nossos parceiros.
Contribuir para a democratização do acesso a uma cesta saudável e sustentável é um dos compromissos da MC e sabemos que os consumidores são, cada vez mais, adeptos de um estilo de vida equilibrado. É notório o crescente interesse do consumidor por aspectos que vão para além da qualidade ou do preço dos produtos e o Continente apresenta propostas para todos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Inovação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 215) da Executive Digest.