Conteúdo de celebridades no Instagram vinculado a sentimentos negativos, diz estudo

Um estudo realizado internamente pelo Facebook concluiu que rostos famosos como Kim Kardashian, Justin Bieber e Charli D’Amelio, estão entre as celebridades cujos seguidores do Instagram têm sentimentos mais negativos sobre sua autoimagem, de acordo com a ‘Reuters’.

As conclusões tornadas públicas vêm intensificar a discussão sobre o impacto da cultura da celebridade online.

O ‘Wall Street Journal’ divulgou em meados desta semana os slides da investigação levada a cabo pela rede social, que serviram de base para artigos que denunciavam que o Facebook sabia dos impactos negativos que as suas aplicações podiam ter na saúde mental de algumas adolescentes e jovens.

O estudo “Comparação social no Instagram” baseou-se numa amostra de 100.000 pessoas de nove países que, em março e abril do ano passado, foram entrevistadas para o estudo agora tornado público.

De acordo com o porta-voz do Facebook, Kevin McAlister, os inquiridos não foram questionados sobre contas específicas, mas os responsáveis pelo estudo rapidamente apuraram que as contas de celebridades eram “algumas das contas mais frequentemente vistas por pessoas que disseram que viveram níveis mais altos ou mais baixos de comparação social negativa no Instagram”, tendo por base dados internos da empresa.

A cantora Ariana Grande e a modelo Kendall Jenner estão entre as celebridades cujos seguidores consideram a comparação social mais negativa, segundo os mesmos autores do documento.

Por outro lado, os seguidores das contas de Instagram do “The Ellen Show”, do ator americano Will Smith e do jogador de futebol brasileiro Neymar revelaram que sentiram uma comparação menos negativa.

Os investigadores descobriram ainda que ver mais conteúdo de celebridades no feed do Instagram estava associado a uma comparação mais negativa.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...