Consumo estrangeiro dispara mais de 80% em Portugal. Verão trouxe boas notícias aos negócios, revela relatório da Reduniq

A REDUNIQ divulgou esta quinta-feira o relatório REDUNIQ Insights, que analisa a evolução dos pagamentos por cartão efetuados no país e concluiu que a faturação dos negócios em Portugal aumentou 32,2% este Verão face ao mesmo período do ano passado.

Já no primeiro trimestre o país tinha registado um impulso do turismo, com uma subida de 45%, face ao período homólogo, da faturação com cartões nacionais e estrangeiros, e a tendência manteve-se. Em termos de faturação por cartões nacionais, houve um aumento de 19,6%.

“Contudo, foi o regresso dos turistas estrangeiros ao território nacional que proporcionou uma melhor performance dos negócios portugueses, tendo a faturação dos negócios por cartões estrangeiros aumentado 82,5% no período entre 1 de julho e 15 de setembro, quando comparado com o mesmo intervalo de 2021. Deste grupo, o destaque vai para os franceses, que apesar de terem diminuído 7 pontos percentuais de peso no total da faturação estrangeira, continuam a representar a maior fatia do consumo estrangeiro em Portugal (18% do total). Atrás surgem o Reino Unido (com 14% do total da faturação estrangeira), a Irlanda (com 11%), os Estados Unidos (com 10%), e Espanha (com 9%)”, explica a empresa, em comunicado.

Estes números estão em linha com os recentemente divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Banco de Portugal, que revelam, só no mês de julho, um aumento de 205,2% no número de hóspedes não residentes em Portugal face ao a julho de 2021, um cenário que contribuiu para que julho de 2022 se tornasse o melhor mês de sempre, em número de hóspedes e de dormidas em Portugal.

Para além disso, a REDUNIQ analisou o valor médio de cada compra e concluiu que os irlandeses são os que mais gastam mais nas férias em Portugal, numa média de 112€ por transação. Em segundo lugar estão as transações dos EUA, com um valor de compra médio de cerca de 71€. Reino Unido, França e Espanha apresentam um perfil de compra semelhante nestes meses, com um valor de compra média de 48€, 46€ e 40€, respetivamente.

Segundo Tiago Oom, Diretor Comercial da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, “os resultados obtidos pelos negócios durante os meses de Verão são o reflexo de um conjunto de fatores impulsionadores do aumento da faturação. Desde logo, o facto de este ter sido o primeiro Verão sem a aplicação de restrições à circulação de cidadãos entre países derivado do controlo da pandemia de Covid-19, o que originou uma maior confiança dos consumidores (nacionais e estrangeiros) a regressar aos principais pontos turísticos do país”.

“Em paralelo, Portugal está neste momento a colher os frutos de uma forte aposta, a nível de investimento e de promoção, no turismo, sobretudo para atrair o turismo externo. Por fim, o próprio cenário inflacionista tem promovido o aumento generalizado de produtos e serviços ligados ao setor turístico, o que acaba por também contribuir para o crescimento da faturação destes negócios”, conclui.

Analisando ainda os setores de atividade, a REDUNIQ concluiu que o demonstra um aumento generalizado da faturação é o dos negócios tipicamente associados ao turismo, como por exemplo as rent-a-car, a hotelaria e a restauração

Em contrapartida, o consumo nacional em hotelaria registou um decréscimo de 6% face ao período homólogo, um resultado que, segundo Tiago Oom, “se poderá justificar com uma contenção dos gastos das famílias portuguesas face ao crescimento da inflação”.

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