Consumidores “sentem-se esmagados”, famílias e empresas em “situação financeira difícil”: Este é o retrato da inflação

As famílias e as empresas encontram-se a viver uma situação financeira difícil num contexto de inflação alta, os consumidores “sentem-se esmagador”, este é o retrato da inflação na Europa.

De acordo com o estudo White Paper 2023 – Banca & Financeiras, publicado pela Intrum, os consumidores europeus “sentem-se esmagados”, com a “reduzir o poder de compra das famílias”

A inflação na Zona Euro ultrapassou os 10% em 2022, e mesmo apesar de os salários nominais terem aumentado, as pessoas continuam em pior situação em termos reais, considera a análise.

O relatório sublinha que “as famílias e as empresas enfrentam uma situação financeira difícil num contexto de inflação alta e custos elevados dos empréstimos contraídos”.

Anna Zabrodzka-Averianov, economista sénior da Intrum, sublinha que “os bancos continuarão a beneficiar das taxas de juro elevadas, mas o impacto será limitado, uma vez que os volumes dos empréstimos já começaram a diminuir devido a condições de crédito mais restritivas e a uma menor procura”.

A especialista alerta ainda que “as famílias e as empresas continuarão a enfrentar uma situação financeira difícil em 2023, já que a inflação elevada e os custos dos empréstimos persistem e reduzem ainda mais os seus orçamentos. Por isso, e com a economia europeia a balançar-se à beira da recessão, é provável que a qualidade dos activos dos bancos se deteriore.”

No entanto, o estudo ressalva que Alguns consumidores preparam-se para os problemas e estão a tomar medidas para gerir as finanças do seu agregado familiar de forma mais eficaz. Por exemplo, cerca de metade afirma que se tornou mais propensa a fixar objectivos financeiros para si próprios à medida que gerem as suas contas domésticas e tenta poupar para o futuro.

Neste âmbito, os especialistas consideram que a indústria de serviços financeiros terá um papel a desempenhar para ajudar os consumidores a fazer orçamentos de forma mais eficiente, podendo assim mitigar alguns dos riscos de incumprimento e problemas de pagamento que os bancos e outras empresas financeiras temem.

Ler Mais