Consumidores norte-americanos vencem batalha contra a “lentidão” da Apple

Nos Estados Unidos, a Apple poderá pagar até 500 milhões de dólares para resolver uma disputa legal em que é acusada de “abrandar” os iPhones mais antigos quando lança novos modelos para pressionar a compra de novos equipamentos ou de baterias de reposição.

O acordo preliminar, agora divulgado, solicita à Apple que pague aos consumidores 25 dólares pelo iPhone, um valor que pode variar com um pagamento total mínimo de 310 milhões.

A empresa liderada por Tim Cook negou ter agido de má-fé e decidiu resolver o caso em todo o país para evitar as acusações e os custos dos processos.

Esta decisão abrange os proprietários do iPhone 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, 7, 7Plus ou SE que usaram o sistema operacional iOS 10.2.1 ou posterior. Também abrange os proprietários do iPhone 7 e 7 Plus com o iOS 11.2 ou posterior antes de 21 de dezembro de 2017.

Neste confronto legal, os consumidores argumentaram que o desempenho de seus telemóveis foi afetado após a instalação das atualizações de software da Apple, tendo sido levados a acreditar que os seus aparelhos estavam perto do fim de seus ciclos de vida e que exigiam substituições ou baterias novas. A Apple, por seu turno, atribuiu os problemas principalmente a mudanças de temperatura, a excesso de utilização, entre outros problemas.