Consórcio do Grupo dst, NOS e IrRadiare arranca com projeto de 5,3 milhões de euros para levar 5G a zonas remotas

O consórcio do projeto 5G.RURAL, liderado pela dstelecom, e onde integram a NOS, Innovation Point (empresa do grupo dst) e IrRadiare, vai arrancar com um projeto que pretende revolucionar a conectividade de banda larga em áreas rurais, não apenas em Portugal, mas também em todo o espaço europeu.

O 5G.RURAL tem como meta assegurar a implementação de diversos casos de uso em 5G até 2026, nas zonas remotas do Alentejo, abrangendo setores como saúde, educação, energia, agricultura, turismo, arte e cultura. A iniciativa promete beneficiar mais de 70 mil pessoas, melhorando a qualidade de vida e a acessibilidade das populações locais.

O evento “5G.RURAL – Interconetividade para Todos”, que terá lugar nos dias 24 e 25 de outubro , no Museu da Tapeçaria, em Portalegre, assinala o início oficial do projeto que visa desenvolver metodologias que alinhem com a estratégia europeia de expansão do acesso à internet de alta velocidade em regiões que atualmente carecem deste serviço.

Durante a conferência, autoridades locais, fornecedores de tecnologia e representantes da comunidade discutirão os objetivos do projeto e explorarão novos modelos de comunidades inteligentes, focando na interoperabilidade e no acesso partilhado a infraestruturas tecnológicas. Uma das novidades do projeto é a implementação da primeira infraestrutura 5G de neutral host, destinada a apoiar a inclusão digital em áreas carenciadas.

O 5G.RURAL está orçamentado em 5,3 milhões de euros, com 75% do financiamento proveniente da Comissão Europeia. O consórcio é composto, além da dstelecom, pela NOS, Innovation Point (empresa do grupo dst) e IrRadiare.




Comentários
Loading...