Conselheiro do líder supremo garante que Irão apoiará o Hezbollah “com todos os meios” em caso de guerra com Israel

Kamal Jarrazi, um dos conselheiros do líder supremo do Irão, o ayathollah Ali Khamenei, alerta que Teerão apoiará o partido miliciano xiita Hezbollah “com todos os meios” caso o exército israelita lance uma ofensiva em grande escala contra o grupo no Líbano.

Em declarações ao ‘Financial Times’, Jarrazi salienta que o Irão “não está interessado” numa guerra no Médio Oriente, apelando aos Estados Unidos que pressionem Israel para o impedir, mas salientando que apoiará o Hezbollah em caso de conflito.

“Todo o povo libanês, os países árabes e os membros do ‘eixo da resistência’ apoiarão o Líbano contra Israel”, garante, reforçando que “haveria uma possibilidade de expansão da guerra por toda a região, na qual todos os países, incluindo o Irão, estariam envolvidos”.

“Nesta situação, não teríamos outra escolha senão apoiar o Hezbollah com todos os meios”, insiste Jarrazi, garantindo que “a expansão da guerra não é do interesse de ninguém, nem mesmo do Irão ou dos Estados Unidos”.

Recorde-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Ali Bagheri Kani, alertou, na véspera, contra “quaisquer novos erros” no Líbano.

Esta terça-feira, pelo menos uma pessoa morreu num bombardeamento levado a cabo pelo exército israelita nos arredores de uma mesquita na cidade de Bustane, situada perto de Tiro.

Ler Mais