Conhece o ‘Olho do Sahara’? Fenómeno incrível foi descoberto por acaso a partir do espaço

A exploração espacial não se resume à descoberta dos segredos de outros planetas ou galáxias: permite também um olhar ‘para dentro’ e assim entender alguns fenómenos misteriosos que não seriam descobertos sem serem observados de cima. Tal como o ‘Olho do Sahara’, descoberto por acaso em 1965 por astronautas da NASA.

O ‘Olho do Sahara’ é uma impressionante formação circular – também conhecida como estrutura de Richat -, com quase 50 quilómetros de diâmetro e fica localizada na zona oeste do deserto africano, mais concretamente na Mauritânia.

Mar Gómez, uma popular divulgadora de ciência e tecnologia, citada pelo jornal espanhol ‘El Confidencial’, detalhou as pistas mais importantes sobre as características deste fenómeno, que chama a atenção por ‘quebrar’ a monótona paisagem desértica. No seu centro foram encontradas “rochas da era Proterozóica (de há 2.500 e 542 milhões de anos)”: já na sua área externa foram encontradas pedras “que datam do Ordoviciano (com entre 485 e 444 milhões de anos).

São várias as teorias utilizadas para justificar o ‘Olho do Sahara’: a mais convincente, no início, seria que teria resultado do impacto de um meteorito, uma vez que estes “tendem a produzir feições circulares na superfície da Terra”: No entanto, estudos tecnológicos apontaram a responsabilidade para outro fenómeno: a erosão.

A erosão criou ao longo do tempo “uma cúpula geológica elevada, também conhecida como anticlinal abobadado”. Como havia diferentes tipos de rocha, a erosão afetou-as de forma diferenciada, o que acabou por “formar cordilheiras circulares”, com diferentes tonalidades de cor.

Ler Mais