Conheça as 3 dicas para construir um ambiente de teletrabalho saudável para empresas em expansão

A Valispace, uma plataforma baseada na cloud que ajuda engenheiros no desenvolvimento de produtos complexos como satélites, foguetes e robôs, divulgou uma lista com três dicas de como construir um um espaço de teletrabalho saudável para empresas em crescimento focadas no bem-estar da equipa e na promoção de um perfil empregador atrativo.

“Há uma coisa em que todos podemos concordar: o trabalho e a vida após a pandemia não são os mesmos. Isso ficou claro após os primeiros 3 meses de isolamento, onde trabalhar em casa não era mais a exceção, mas a regra. No entanto, a crescente distância entre os membros da equipa trouxe muitas dúvidas e medos, mas também levou a novas oportunidades. Assim, na Valispace, surgiu uma nova política de trabalho”, explica a empresa.

– Remoto opcional vs. remoto em primeiro lugar: tendo em conta que as empresas têm de mostrar conexão com os seus funcionários, é importante encontrar um equilíbrio entre a promoção do poder de escolha mas o incentivo às idas ao escritório, ou seja, dar a possibilidade às equipas de adotarem o teletrabalho sempre que quiserem, mas não deixar de promover atividades presenciais na empresa.

“Isto significa ter um escritório para interações presenciais, para aqueles que preferem encontrar-se e trabalhar, mas também de disponibilizar um orçamento para home office e dar às equipas a liberdade de trabalharem remotamente. Simultaneamente, os processos e ferramentas da empresa precisavam de ser projetados e implementados de forma a dar suporte a quem trabalha remotamente.”

– Ouvir a equipa: apesar de ser muito importante ter tudo controlado em termos logísticos e operacionais, também é importante ir estando atualizado sobre o estado psicológico da equipa, por exemplo através de inquéritos regulares.

“No caso da Valispace, os resultados da pesquisa mostraram que quanto mais stressante era a vida fora do trabalho, menos satisfeitos e motivados se encontravam os funcionários. Portanto, ficou claro que oferecer uma configuração saudável fora do escritório era tão importante quanto oferecer uma no escritório – ambos precisam coexistir. A partir dessa constatação, surgiu o conceito de “Boost Weeks”: uma semana em que a presença física é altamente recomendada, para sessões de whiteboard e reuniões gerais. Para além destas semanas pré-definidas, a Valispace organiza regularmente um conjunto de atividades em equipa, como encontros após o trabalho, pequeno-almoço em equipa, dias de trabalho divertidos e eventos de team building.”

– Valorizar a equipa: sendo que o principal ativo das empresas são os funcionários, as empresas têm de estudar formas de lhes dar valor e um exemplo são os possíveis programas de remuneração.

“Projetar uma nova forma de trabalhar, do zero, exige flexibilidade, criatividade, mas também a capacidade de fornecer os recursos necessários para que cada membro da equipa tenha sucesso todos os dias. É importante ter em mente que nem tudo é sobre salários ou quão arrojado um escritório pode ser. É também sobre a forma como os membros da equipa são ouvidos e integrados no desenvolvimento de processos e decisões que têm impacto direto no seu trabalho e no seu dia-a-dia. Só assim as empresas se manterão atrativas e competitivas.”

Ler Mais





Comentários
Loading...