“Conflito com a Ucrânia pode durar décadas”, garante Medvedev. Negociações são “impossíveis com o palhaço Zelensky”

Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança russo, garantiu esta sexta-feira que a guerra com a Ucrânia pode eternizar-se. “Este conflito vai durar muito tempo. Durante décadas, provavelmente. Esta é a nova realidade”, apontou, em declarações às agências noticiosas russas, garantindo que as negociações com Kiev são impossíveis enquanto Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, estiver no poder.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 desencadeou o conflito europeu mais mortífero desde a II Guerra Mundial e o maior confronto entre Moscovo e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962. Já morreram, ou ficaram gravemente feridas, centenas de milhares de pessoas devido ao conflito, cujas raízes datam de 2014, depois de um presidente pró-Rússia ter sido derrubado na revolta popular de Maidan na Ucrânia – a Rússia reagiu com a anexação da península da Crimeia e os separatistas apoiados pela Rússia apreenderam áreas de leste da Ucrânia.

Segundo Medvedev, a Rússia não pode confiar numa trégua com os atuais governantes de Kiev, já que o conflito simplesmente iria repetir-se e, portanto, a própria natureza do atual Governo da Ucrânia teria de ser destruída.

As negociações, disse, com “o palhaço Zelensky” são impossíveis. “Tudo sempre termina em negociações, e isso é inevitável, mas enquanto essas pessoas estiverem no poder, a situação da Rússia não mudará em termos de negociações.”

O vice-presidente do Conselho de Segurança russo alertou ainda que a Rússia lançará um ataque nuclear preventivo na Ucrânia se os ucranianos receberem armas nucleares dos seus aliados.

“Há leis inexoráveis na guerra. Se houver [o fornecimento à Ucrânia de] armas nucleares, um ataque preventivo terá de ser lançado”, declarou Medvedev, citado hoje pela agência oficial russa TASS, durante uma visita ao Vietname.

Medvedev acrescentou que os países da NATO estão a expandir os tipos de armas que estão a enviar para a Ucrânia e que “o regime de Kiev provavelmente receberá caças (F-16)” e “talvez armas nucleares”.

“Mas, isso significa que mísseis com cargas nucleares cairão” sobre os ucranianos, disse Medvedev, Presidente da Rússia entre 2008 e 2012 e atual líder do Rússia Unida, o partido político ligado ao Kremlin.

Ler Mais