Confinamento não parou actividade. Procura por artigos de agricultura aumenta 42% em Abril
A procura por artigos de agricultura aumentou 42% em Abril, face aos primeiros meses do ano. Sementes, alfaias agrícolas e tractores são os artigos que registaram uma maior procura neste mês, com 62%, 34% e 34%, respetivamente, segundo apurou o mais recente estudo do OLX.
O estudo em causa foi baseado em dados disponíveis na plataforma e analisou a evolução da procura – os contactos feitos a anúncios -, da oferta – os anúncios novos e ativos – e o preço médio de artigos de agricultura, nomeadamente de sementes, alfaias agrícolas e tractores.
As conclusões agora apresentadas analisam os primeiros oito meses de 2020, de Janeiro a Agosto, incluindo o período de confinamento e desconfinamento a propósito da pandemia.
Concluiu-se então que do lado da oferta, Abril trouxe um crescimento de 35% em novos anúncios publicados face ao mês anterior. No entanto, no que diz respeito a anúncios activos, não se verificou um aumento assim tão significativo, apesar de Abril (5%) e Maio (9%) se destacarem dos restantes meses.
Já os distritos com mais procura por artigos de agricultura são Lisboa (11.8%), Santarém (9.9%), Aveiro (9.8%), Porto (9.8%).
Lisboa lidera também o ‘top’ de distritos com mais anúncios publicados (13.45%), enquanto o Porto (12.4%) e Aveiro (10%) ocupam a 2ª e 3ª posição, respectivamente.
Na categoria de agricultura, a palavra “tractor” foi a mais procurada entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto. Já os modelos mais pesquisados dentro da subcategoria de tractores são “Kubota”, “Massey Ferguson” e “John Deere”.
Sobre os resultados obtidos, Andreia Pacheco, brand manager do OLX Portugal, destaca que mostram “um aumento natural na procura por artigos de agricultura nos meses que antecedem ao verão”. “Sendo estes artigos necessários para os agricultores e, perante a crise que estamos a viver atualmente, é expectável que haja um aumento na procura de artigos desta categoria na nossa plataforma”, conclui.