Concept Mercedes-AMG PureSpeed chega com sistema HALO da Fórmula 1: veja as fotos do exclusivo desportivo inspirado em carros de corrida lendários

Emocionante, dinamizador e de cortar a respiração – o Concept Mercedes‑AMG PureSpeed é o destaque da preparação para o Grande Prémio do Mónaco de Formula 1.

O design radical de um modelo desportivo totalmente aberto de dois lugares, sem tejadilho ou para-brisas, é um tributo ao desporto automóvel e fornece uma antevisão do primeiro modelo da série extremamente limitada Mercedes-Benz Mythos.

A apresentação mundial do Concept Mercedes‑AMG PureSpeed teve lugar num ambiente exclusivo, à margem do Grande Prémio do Mónaco de Formula 1. O veículo foi revelado num pontão flutuante no porto do principado e também impressionou os pilotos da equipa de F1 da Mercedes-AMG PETRONAS F1, Lewis Hamilton e George Russell.

O Concept Mercedes‑AMG PureSpeed celebra a tradição única da Mercedes‑Benz com um design puro e intransigente de veículo de corrida, materiais inovadores e tecnologia moderna. A série extremamente limitada de 250 unidades só estará disponível para a maioria dos admiradores e colecionadores dedicados da Mercedes‑Benz.

Inspirado em veículos de corrida lendários, a combinação de uma incomparável estética de desporto automóvel com um desempenho extremamente dinâmico faz do Concept Mercedes‑AMG PureSpeed uma máquina de condução única para os conhecedores. O modelo encarna o “pináculo da exclusividade” da Mercedes-Benz no segmento topo de gama.

Sistema HALO ao invés de Pilar A

Um dos destaques é o sistema HALO que substitui o convencional Pilar A. Este elemento é um derivado direto da classe rainha do desporto automóvel e tem sido utilizado em todos os monolugares de Fórmula 1 desde 2018. Protege a cabeça do piloto na eventualidade de um acidente. O nome HALO deve-se à sua geometria.

Tal como na Fórmula 1, o sistema de proteção no Concept Mercedes‑AMG PureSpeed consiste num suporte que é ligado à carroçaria do veículo. Este componente aerodinamicamente otimizado serve para proteger os ocupantes, tal como na Fórmula 1. Estão incluídos dois capacetes aerodinamicamente otimizados, especialmente concebidos e fabricados para o Concept Mercedes‑AMG PureSpeed. Desta forma, o campo de visão como na Fórmula 1 torna-se uma realidade para duas pessoas. Nem o tejadilho, o para-brisas, nem as janelas laterais os separam do ambiente que os rodeia. O interior acrescenta outros destaques, com o seu conceito único de cor e equipamento, bem como o relógio customizado desenhado pelo IWC Schaffhausen no painel de instrumentos.

Design inspirado no hipercarro Mercedes-AMG ONE

O conceito Mercedes‑AMG PureSpeed é um autêntico veículo desportivo com uma silhueta extremamente baixa. Muitos elementos de design foram inspirados no hipercarro Mercedes‑AMG ONE – os componentes em fibra de carbono visíveis, técnicos e com cortes acentuados na secção inferior do veículo proporcionam um forte contraste com as formas sensuais e arredondadas da secção superior.

O design das rodas é caracterizado pelo revestimento exclusivo em fibra de carbono nos tampões das rodas dianteiras e traseiras. Os tampões das rodas traseiras são completamente fechados para melhorar a aerodinâmica. Os tampões das rodas dianteiras são abertos para melhorar o escoamento do ar na secção dianteira para o arrefecimento dos travões e para aumentar a força aerodinâmica descendente.

Típico de um automóvel desportivo é o capot longo e a secção dianteira muito baixa com um pronunciado “nariz de tubarão”. O design da secção dianteira é semelhante ao do Mercedes‑AMG ONE, com uma entrada de ar inferior larga com a inscrição AMG e uma estrela Mercedes escura e cromada no nariz suave. A isto junta-se o capot desportivo, aerodinamicamente otimizado, com uma saída de ar adicional. Pequenos defletores transparentes na dianteira e nas laterais direcionam o ar para o cockpit.

O trabalho de precisão da equipa de design também pode ser observado nos painéis laterais com rebordos aerodinâmicos. Os ombros musculados acima das rodas traseiras de grande largura unem-se com a elegante tampa da bagageira e com a saia traseira que realça a largura.

Homenagem aos modelos lendários da Mercedes

Muitos outros pormenores de design também prestam homenagem ao desporto automóvel. Os dois pilares atrás dos bancos fazem lembrar modelos de competição lendários como o 300 SLR, no qual Stirling Moss e Denis Jenkinson venceram a Mille Miglia de 1955 em Itália – com uma velocidade média recorde de uns incríveis 157 km/h em estradas públicas.

A pintura apelativa – num gradiente de cores desde o vermelho Le Mans ao cinzento grafite com um padrão AMG preto – faz alusão ao esquema de cores do modelo Mercedes vencedor da corrida Targa Florio de 1924, na Sicília. Era pintado de vermelho, o que era tipicamente reservado aos veículos italianos. Na altura, os veículos de corrida alemães eram tradicionalmente pintados de branco. A pintura vermelha destinava-se a dissuadir os adeptos locais de impedirem o progresso do veículo na corrida. A estratégia funcionou. Após 6:32:37,4 horas e uma distância de corrida de 432 quilómetros, o veículo vencedor da corrida, o Mercedes de 2 litros com o número 10 cruzou a meta em primeiro lugar com Christian Werner ao volante. O número 10 também pode ser encontrado nas asas dianteiras do Concept Mercedes‑AMG PureSpeed e refere-se a essa vitória na Targa Florio há 100 anos.

Ler Mais