Compra da MEO Arena pela Live Nation tem luz verde da Concorrência
A Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou a compra compra da MEO Arena pela americana Live Nation (LNE). “Esta decisão foi possível, após a LNE propor compromissos para resolver as preocupações jusconcorrenciais identificadas pela AdC na sua investigação”, escreve a AdC em comunicado divulgado no seu site.
A LNE é uma gigante global no setor de entretenimento, com uma forte presença na promoção de eventos ao vivo, exploração de espaços de entretenimento e fornecimento de serviços de bilhética. Em Portugal, a LNE está presente no festival Rock in Rio Lisboa e possui uma participação no Rolling Loud, através da sua subsidiária Better World Comunicação, Publicidade e Entretenimento S.A.
“A decisão agora adotada foi precedida de uma investigação aprofundada, depois de a AdC ter considerado que a operação de concentração poderia resultar em entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste, resultantes de restrições, totais ou parciais, no acesso à MEO Arena por concorrentes no mercado de promoção de eventos ao vivo e no mercado de serviços de bilhética”, explicam.
Durante a investigação, a AdC identificou preocupações relacionadas com o acesso à MEO Arena por parte de concorrentes no mercado de promoção de eventos ao vivo e serviços de bilhética. A principal preocupação envolvia o risco de a LNE, ao adquirir estas participações, poder restringir o acesso de outros promotores à MEO Arena e dificultar a concorrência no mercado de bilhética.
Para resolver estas questões, a LNE propôs uma série de compromissos, incluindo a redução imediata dos preços de acesso à Arena, o congelamento dos preços por cinco anos e a garantia de que qualquer alteração de preços no futuro só ocorrerá após validação de um Mandatário de Monitorização independente. A LNE também comprometeu-se a garantir a transparência e a não discriminação na utilização da MEO Arena, permitindo que todos os promotores escolham a empresa de bilhética da sua preferência. Adicionalmente, a LNE adotou medidas para proteger a informação comercial sensível de outros promotores, nomeadamente a criação de um Gestor de Informação Independente, supervisionado pelo Mandatário de Monitorização. Estas ações visam garantir a livre concorrência e evitar o uso indevido de dados comerciais de concorrentes.
A AdC concluiu assim que os compromissos propostos pela LNE são adequados, proporcionais e exequíveis, assegurando que a operação de concentração não prejudique a concorrência no mercado português.