Companhia aérea Adria Airways declara falência (é a terceira em menos de um mês)
A eslovena Adria Airways é a terceira companhia aérea europeia a declarar falência em menos de um mês, depois da queda das francesas Aigle Azur e XL Airways, avança a imprensa internacional.
A transportadora, que tinha sido comprada em 2016 pelo fundo de investimento alemão 4K Invest, declarou falência esta segunda-feira, 30 de Setembro, depois de na semana passada ter sido obrigada a cancelar mais de 400 voos, afectando 15 mil passageiros, por dificuldades financeiras. Algumas operações da Adria foram assumidas pelas alemã Lufthansas e Fraport.
As autoridades eslovenas tinham estipulado um prazo, até 2 de Outubro, para a empresa apresentar um plano financeiro que lhe permitisse manter a licença. O fundo de investimento optou pela falência da Adria, que deixa uma dívida de 90 milhões de euros, segundo os meios de comunicação locais.
Tal como outras companhias aéreas europeias mais pequenas, a empresa deparava-se com a concorrência e os altos preços dos combustíveis. Desde 2016, altura em que vendeu os seus aviões, voava para vários destinos europeus em aeronaves alugadas.
O ministro da Economia da Eslovénia, Zdravko Pocivalsek, já veio dizer que o governo está a ponderar criar uma nova companhia aérea para melhorar as ligações do país, mas lembra que as regras da União Europeia impediam qualquer apoio oficial.
O mês de Setembro marca, assim, um mês de perdas para o sector do turismo, que assistiu ainda à queda da operadora britânica Thomas Cook.