Como seria se a Terra ficasse sem oxigénio durante 5 segundos? Especialistas revelam cenário apocalíptico

Damo-lo como certo a cada inspiração e expiração, mas como seria se a terra subitamente ficasse sem oxigénio, por cinco segundos apenas?

Os efeitos seriam catastróficos e, segundo especialistas citados pelo Independent, o cenário seria verdadeiramente apocalíptico, digno dos filmes que relatam o fim do Mundo.

Segundo Andrew Cote, investigador e engenheiro da University of British Columbia, no Canadá seria este o quadro geral expectável:

  • Todos na praia sofreriam queimaduras solares, pois o ozono, uma forma de oxigênio molecular, bloqueia a maioria da luz ultravioleta. Sem ele, estaríamos expostos a danos graves causados pelo sol.
  • Todos os motores de combustão interna falhariam. Isso significaria que cada avião a descolar de uma pista provavelmente cairia no chão, enquanto os aviões em voo poderiam planar por algum tempo.
  • Todos os pedaços de metal não tratados se soldariam instantaneamente uns aos outros. Isso ocorre porque, em condições de vácuo, o metal se funde sem nenhuma fase líquida intermediária.
  • Os ouvidos internos de todos explodiriam. Com a perda súbita de 21% da pressão atmosférica (do nível do mar para uma elevação de 2000m), seria de esperar uma séria perda auditiva.
  • Todos os edifícios feitos de concreto se transformariam em poeira. O oxigênio desempenha um papel importante na ligação das estruturas de concreto, e sem ele, os compostos não mantêm sua rigidez.

Geoffrey Widdinson, Engenheiro de Processo,  do Texas, sustenta que os efeitos “seriam surpreendentemente menos dramáticos do que se poderia imaginar”.

“Todos os carros e aviões parariam, mas provavelmente apenas desacelerariam brevemente antes de reiniciar facilmente. As chamas de incêndios seriam apagadas, mas os gases reteriam calor suficiente para se reacenderem assim que o oxigênio voltasse”, indica.

“Em termos de respiração, provavelmente não notaríamos imediatamente. Os nossos corpos não detetam deficiência de oxigênio, apenas altos níveis de dióxido de carbono. Desde que o CO2 não se acumulasse no nosso sangue, não sentiríamos falta de ar”, argumenta.

Por sua vez, Khannan Sundar, engenheiro especializado em Ciência da Computação na BITS Pilani, Índia, aponta que o problema seria depois desses cinco segundos sem oxigénio.

“Haveria uma enorme explosão devido à oxidação de todos os oceanos que foram convertidos em hidrogénio (e qualquer oxidação exotérmica). Assim, a Terra repentinamente ficaria extremamente fria por cinco segundos, seguida por um Big Bang”, teoriza.

Ler Mais





Comentários
Loading...