Como resolver os problemas do mercado da habitação? Especialista aponta o caminho
O mercado da habitação está atualmente a atravessar uma crise a nível mundial, mas um especialista apontou aquela que, para ele, é a solução, a propriedade fracionada.
Quer se trate de preços de habitação inacessíveis , de taxas hipotecárias mais elevadas, do aumento do preço do arrendamento, o mercado imobiliário parece estar preso numa crise sem fim. Mas Anthony Codling, Diretor do setor europeu de habitação e materiais de construção do banco de investimento RBC Capital Markets, diz que a propriedade fracionada é a melhor solução.
Propriedade fracionada refere-se à situação em que várias pessoas possuem partes distintas de um ativo ou propriedade. Em vez de uma única entidade possuir a propriedade inteira, ela é dividida em frações, e diferentes indivíduos ou entidades detêm essas partes.
Isto é comum em investimentos imobiliários, fundos, e até mesmo em certos tipos de ativos digitais. Cada detentor de uma fração tem direitos proporcionais sobre o ativo e, muitas vezes, as decisões e responsabilidades são cpartilhadas de acordo com a participação de cada parte. É uma forma de permitir que várias pessoas tenham um interesse em um ativo sem possuir o todo.
O especialista revela que a informação e a tecnologia de que precisamos para que a propriedade fracionada aconteça já estão disponíveis.
“Na minha opinião, se os políticos levam a sério a resolução da crise imobiliária, precisam de ir além de apenas fazer grandes declarações abrangentes e começar a planear o futuro com frações”, revela Anthony Codling ao ‘This is Money’.
No entanto, o especialista não acredita que possamos resolver o problema atual, e considera que o mercado de aquisição de habitação própria, no modelo tradicional, já não é adequado à sua finalidade.
“Se não agirmos, veremos uma taxa acelerada de desigualdade de riqueza habitacional, com cada vez menos pessoas trabalhadoras capazes de comprar uma casa própria”, sublinhou.