Como recusar uma oferta de trabalho?
Recusar uma oferta de trabalho pode não ser fácil por diversas razões. Vários especialistas listaram os principais pontos a considerar no momento de comunicar a decisão.
Karen Delk, CEO da Davis Delk Consulting, uma empresa de coaching executivo e desenvolvimento de carreira, listou os principais pontos a ter em atenção quando avançar com a decisão.
“Não quer queimar nenhuma ponte, o mundo é realmente pequeno”, disse Karen Delk, CEO da Davis Delk Consulting, uma empresa de coaching executivo e desenvolvimento de carreira. “Quer ter aquela imagem profissional e cortesia, e projetar que sabe ter conversas difíceis ao recusar uma oferta, mas também tentando manter um relacionamento.”
Avance
“Deixe uma boa impressão e termine em alta”, sugere Jodi Glickman, CEO da Great on the Job,
A decisão deve ser comunicada, sempre que possível, por telefone e não por e-mail, defende, por sua vez, Roy Cohen, autor do “The Wall Street Professional’s Survival Guide”: “Terá um impacto muito mais forte, não importa o quão desconfortável pode sentir-se”.
Demonstre apreciação
Quando uma oferta chega, terá havido muito tempo gasto em entrevistas, e-mails e conversas telefónicas de ambas as partes; os especialistas defendem que é importante mostrar-se grato por uma oferta, mesmo aquelas que opta por não aceitar.
“No geral, o objetivo é mostrar gratidão e apreço pela oferta”, comentou Glickman, sublinhando que o candidato escolhido deve “mostrar que realmente considerou a oferta e que a leva a sério”.
Dê uma explicação
Apesar de poder querer ser transparente com a recusa que vai comunicar, o quanto quer divulgar está nas suas mãos.
“Tenha um motivo legítimo para recusar a posição que está a ser oferecida”, afirmou Cohen, seja por dinheiro, responsabilidades ou potencial de liderança insuficientes.
Se tem em vista aceitar uma oferta diferente, uma explicação mais geral poderá ser algo do género: “Decidi seguir noutra direção”, sugere Glickman. Poderá ainda comunicar “decidi ir para outra empresa com uma presença maior neste mercado (…)”.
Se o motivo prende-se com a oferta salarial, Delk sugere uma explicação mais curta.
Crie uma oportunidade de networking
Apesar de optar por não aceitar a oferta, poderá aparecer outro o emprego no futuro na mesma empresa, pelo que pode ser positivo manter o contacto com o responsável pelas contratações e com as pessoas com quem manteve contacto durante o processo de entrevista, recomenda Cohen.
“Quando recusa uma oferta, poderá ser uma oportunidade de vínculo”, explicou Cohen, sugerindo apresentar-se no LinkedIn e reiterar o seu apreço pela oferta, além de demonstrar o quanto gostou de conhecer as pessoas e a empresa, sublinhando que espera manter contacto.