Como potenciar as suas competências para progredir na carreira profissional?
A progressão na carreira é uma das principais questões presente na mente de um profissional.
De acordo com a Adecco, o conjunto próprio das competências dos trabalhadores não é estanque, evoluindo à medida que se desenvolvem as suas aptidões para cumprir objetivos profissionais.
Identificar o conjunto único de hard e soft skills (competências técnicas e competências transversais) atuais para poder traçar cada plano de carreira é uma das etapas.
Assim, a Adecco Portugal listou sete sugestões para desenvolver as suas competências de forma a potenciar a progressão na carreira.
1- Estabelecer objetivos
Assegurar que as metas são mensuráveis, realizáveis e relevantes para a sua carreira é fundamental, de acordo com a Adecco. É importante, de seguida, organizar uma linha temporal para alcançar esse objetivo, estabelecendo datas de início e fim; é também positivo traçar objetivos de curto prazo que possam contribuir para o caminho de progressão.
2- Encontrar um mentor
Geralmente é uma pessoa mais experiente com quem se possa ter reuniões de trabalho informais, a quem poderá pedir feedback sobre os seus pontos fortes e fracos.
Pode ser positivo questionar os seus colegas, amigos ou familiares acerca dos seus pontos fortes, bem como em que áreas pode melhorar, sendo importante que esse feedback parta de quem lhe faça “críticas honestas em vez de elogios automáticos”.
Após identificar essas fragilidades, desenvolver essas competências é a etapa que se segue.
3- Reveja as descrições das posições de trabalho que pretende
É fundamental ter esta atenção para lhe dar uma ideia das competências transferíveis que possui, bem como das competências específicas de trabalho de que necessitará, segundo a Adecco. Depois de identificadas essas competências, pode tentar encontrar programas de educação ou de formação profissional que lhe possam proporcionar o conjunto de competências necessárias à transição para essa posição.
4- Inscrever-se numa licenciatura, mestrado, doutoramento
As empresas encorajam frequentemente os empregados a continuar os seus estudos, sendo que algumas contribuem para as propinas ou fazem o reembolso total.
5- Fazer cursos de formação contínua em áreas relacionadas com a carreira
Os cursos de formação contínua são necessários para que os profissionais se mantenham atuais no mercado, no caso de algumas funções.
6- Fazer de ‘sombra’
Ter acompanhamento profissional é uma excelente forma de aprender mais sobre as responsabilidades quotidianas de outra profissão e de aprender novas competências, defende a Adecco, sendo preferível escolher pessoas que tenham experiência ou que tenham um bom desempenho nas suas posições.
7- Junte-se a uma associação profissional
Num ambiente de grupo, poderá falar com colegas sobre a sua de atividade, bem como identificar competências a desenvolver.