Como gerir o seu negócio sem stress

stressComo evitar dores de cabeça no trabalho? Para Reinaldo Messias, consultor do Sebrae/SP, o stress é causado pela falta de planeamento.

Aproveite estas dicas e administre melhor o seu negócio, segundo a informação disponibilizada pelo site Exame.com:

1. Veja a realidade
Não se engane. Saber com clareza o seu negócio e o ambiente económico em que está inserido é essencial. “Comece a dar uma olhada e se informar sobre o que está a acontecer no mundo. Alguns indicadores ajudam a entender melhor o seu negócio e a economia” diz Reinaldo para a revista brasileira Exame.

Conhecendo bem este cenário, estabeleça metas. “Quem não tem meta não sabe para onde vai”, explica. “O ideal é investir em inovação e competitividade e não ficar à espera para ver quanto vai vender no mês”, ressalta.

2. Planeie mesmo
As metas fazem parte de um processo de planeamento. Para o consultor do Sebrae/SP, os empresários devem levar a sério o momento de planear e usar dados reais. “O planeamento deve ter propósito, processos, pessoas, parcerias e prazer para não ter stress”, sublinha.
Para isso, seja claro e objectivo com os objectivos que quer para sua empresa. Isso inclui manter o foco na oferta de produtos e serviços. “Não venda um produto que não combina com o seu negócio só porque um cliente pediu”, diz Messias.

3. Use capital próprio
Use todo o capital próprio que você tiver para investir no negócio. “Dinheiro lá fora custa caro, ainda mais em tempos de restrição ao crédito”, diz o consultor. Financiar o negócio com o seu dinheiro ou dos sócios pode valer mais a pena do que ficar dependente de instituições financeiras.

4. Controle o stock
Ter stock é excelente para não perder vendas. Mas pode ser um problema quando significa perder dinheiro. “Ter stock é bom, mas quando é alto, ele consome o capital”, explica Messias. Por isso, para gerir o seu negócio de forma mais tranquila, é preciso conhecer bem o que você vende e o que compra. Um stock controlado e bem organizado evita dor de cabeça na hora de organizar as contas da empresa.

5. Conheça o cliente
A preocupação com as vendas pode ser amenizada com uma equipa de vendedores bem preparada e conhecendo bem quem é o seu público-alvo. “Siga as pegadas do cliente e descubra os desejos que ele tem, os preços que ele espera encontrar, onde é melhor atendido e o que mais o agrada”, diz. Rastrear os hábitos de consumo – quem é, o que faz e o que compra – serve para amenizar o stress em momentos menos bons.

6. Seja o líder da sua empresa
Quem não se dedica à empresa integralmente ou não acompanha o dia-a-dia operacional do negócio corre o risco de deixar as decisões para outras pessoas. “Não deixe o funcionário ser mais líder do que o empresário. Lidere o processo e tome as decisões importantes. Para isso, é preciso estar presente mesmo que de forma virtual”, ressalta Messias.

É trabalho do líder também cuidar para que a empresa seja ética. “Cumpra com as obrigações legais, tributárias, trabalhistas e comerciais. Por trás de uma empresa não ética, tem sempre alguém stressado”.

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