Como é que os ténis se tornaram num negócio de 64 mil milhões de euros? E ainda vai crescer mais

Concluído o ano 2020, o mercado global dos ténis, ou sapatilhas, foi avaliado em aproximadamente 64,57 mil milhões de euros e, ao que tudo indica, deve chegar aos 108 milhões de euros até 2026.

Este artigo tornou-se de tal forma um guardião da moda mundial, que o Museu de Design de Londres  decidiu este mês inaugurar uma exposição que explora a forma como os ténis se tornaram um símbolo cultural indiscutível.

Seja no ginásio, ou até mesmo em alguns escritórios, as sapatilhas fizeram furor e são atualmente a categoria mais vendida no mercado de luxo online. Desde a Gucci à Balenciaga, todas as marcas de alta costura querem vender este tipo de produto. Em 2017, o Triple S da Balenciaga tornou-se o ténis de luxo mais vendido do mundo.

Da sapataria de Sua Majestade ao passeio de Wall Street

Os primeiros sapatos desportivos foram criados pela Liverpool Rubber Company, fundada por John Boyd Dunlop, em 1830. Dunlop estava à frente do seu tempo, tendo descoberto como ligar a parte superior de um sapato de couro a uma sola de borracha, sem que este perdesse a flexibilidade. Rapidamente ficaram conhecidos como sapatos de areia, devido ao uso habitual que lhes eram dados, quando os britânicos vitorianos desejavam ir à praia.

Mais tarde, as sapatilhas passaram a ser usadas em quase todo o mundo do desporto, mas só em 1971, altura em que os EUA reconheceram oficialmente o hip-hop e a cultura underground e se começou a ouvir falar de uma marca chamada “Nike”, é que este tipo de sapato passou a pisar as ruas, sem qualquer tipo de propósito desportivo.

A Nike foi na realidade criada por Bill Bowerman e Phil Knight em 1964 , chamando-se inicialmente “Blue Ribbon Sports”, porém a sua fama só se expandiu no início da década de 70, quando os fundadores mudaram o nome da empresa para “Nike Inc”.  O primeiro design comercial da Nike foi o Cortez, um ténis amortecido destinado à corrida. Este modelo foi inclusivamente utilizado pelo atleta Tom Hanks em Forrest Gump.

Na última década, a forma como os ténis são utilizados mudou completamente. Em alguns locais de trabalho e ocasiões formais não é considerada de má educação optar por calçado mais confortável, de tal modo que até mesmo os especialistas britânicos em etiqueta da Debrett deram o seu renomado selo de aprovação a esta prática, “desde que inserida em contextos socialmente aceitáveis e para ocasiões inteligentes e casuais”.

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