Como é que a crise global de chips pode complicar o Natal?

A escassez global de chips e as consequências para várias indústrias têm sido um tema corrente nos últimos meses, com várias fabricantes automóveis e outras tecnológicas a anunciar problemas na produção e entrega devido à falta de componentes.

Como é que a quadra natalícia pode ser prejudicada? Alguns presentes serão mais difíceis de conseguir ou serão mais caros?

Os semicondutores são utilizados no fabrico de uma lista cada vez maior de artigos, desde carros, a bicicletas elétricas, máquinas de lavar, escovas de dentes, entre outros. Muitos desses componentes estão em falta, pois a pandemia levou ao surgimento de constrangimentos na cadeia de abastecimento e ao aumento da procura.

Alan Priestley, analista especializado na questão dos semicondutores da empresa Gartner, disse à ‘CNBC’ que a escassez de chips deverá ter algum impacto no Natal.

“Podemos descobrir que algumas coisas que estavam prontamente disponíveis no passado podem não estar prontamente disponíveis agora”, disse, acrescentando que a rapidez de entrega pode não ocorrer nos serviços de compras usuais como no passado. “Estamos todos acostumados com o Amazon Prime: clique no botão, estará lá em 24 horas. Talvez agora tenha de esperar duas ou três semanas”, continuou.

Hoje em dia, muitos dos produtos eletrónicos usados contêm um grande número de chips.

“O problema que enfrentamos é que as coisas feitas com chips não usam apenas um chip”, explicou Priestley, referindo que os “novos smartphones têm muitos, muitos chips de controle de energia e são esses chips que estão em falta.”

Segundo a ‘CNBC’, a TSMC, Samsung e Intel não estão focados em fabricar esses chips mais antigos e menos avançados dado que podem fazer mais vendendo versões mais inovadoras.

Ler Mais





Comentários
Loading...