Como dar o salto para o digital e criar uma loja online de sucesso?
O comércio eletrónico passou a desempenhar um papel crucial para a maior parte das empresas com a eclosão da pandemia.
Nesse sentido, várias empresas tiveram de abraçar esta nova forma de vender de forma a dar resposta ao aumento da preferência dos consumidores pelas compras online.
A Hubside listou um conjunto de passos a seguir para criar uma loja online, tendo por base uma estratégia que atende às preferências dos seus potenciais compradores, além de apresentar dicas ter uma loja online atraente.
1. ‘Homepage’
A página inicial do site funciona em simultâneo como a montra e o cartão de visita de uma loja online, sendo fundamental para uma boa primeira impressão, para chamar a atenção e reter potenciais clientes. A ‘homepage’ deverá revelar de imediato o conteúdo mais relevante do website, bem como os produtos ou serviços disponíveis na mesma.
“Outro aspeto importante é incluir o logótipo e o slogan/tagline da marca, para assegurar um bom primeiro impacto no potencial cliente. Não há impressão como a primeira”, explica a empresa.
2. Categorias e catálogo
Depois de ter captado a atenção do visitante do site, apresentar-lhe um ‘catálogo virtual’ intuitivo é o passo seguinte, possibilitando-lhe ter acesso a todos os produtos e serviços da loja online de forma simples e clara. Além disso, é importante organizar as categorias de uma forma correta e simples para garantir uma melhor experiência ao visitante e, assim, conseguir aceder rapidamente ao que mais lhe interessa.
3. Motor de busca
A inclusão de uma barra de pesquisa onde o visitante pode introduzir palavras-chave é essencial para oferecer ao utilizador a possibilidade de acesso direto ao produto ou serviço em que está interessado, explica a empresa. Desta forma, os visitantes sentir-se-ão mais motivados a consultar o site dado que não terão de perder tempo a navegar pela página, evitando eventuais “fugas” do site.
4. Informação detalhada sobre produtos ou serviços.
“Quando um utilizador vai fazer uma compra, é comum que procure todo o tipo de detalhes para ter a certeza de que se trata de um item que vai realmente satisfazer as suas necessidades”, explica a Hubside. Assim, é crucial oferecer toda a informação sobre o produto ou serviço na mesma página, bem como as diferentes variáveis que pode incorporar, como a cor, tamanho, material, acessórios, o que possibilitará ao potencial cliente resolver as suas dúvidas de forma célere.
5. Reviews
A possibilidade de aceder a comentários de outros compradores é uma estratégia a considerar, permitindo aos mesmo obter informações sobre todas as especificidades dos produtos ou serviços, sendo este um aspeto que influencia significativamente as compras online.
6. Processo de compra
“Uma vez concluído o processo de decisão de compra, é essencial oferecer ao utilizador uma experiência de compra simples, segura e satisfatória”; refere a Hubside, sublinhando que, “de outra forma, o risco de deixar o carrinho abandonado é grande”.
Assim, é importante que sejam mencionados logo no início todos os custos envolvidos na compra do produto, entre os quais os custos de envio, além de ser importante a referência à garantia de opções de compra seguras, como a possibilidade de pagamento por cartão de crédito ou com o gateway de pagamento PayPal, reforça a confiança do cliente no comércio eletrónico.
7. Acompanhamento de encomendas e serviço ao cliente
É sabido que nem todos os clientes se sentem seguros com a possibilidade de fazer compra online, a não ser que lhes sejam assegurados serviços adicionais para os acompanhar no processo de aquisição de produtos e serviços.
“Fornecer um número de encomenda para que o utilizador possa seguir o seu pacote é uma opção ideal para aumentar a sua confiança, bem como oferecer canais de atendimento ao cliente personalizados no caso de haver algum incidente ou se desejarem fazer uma devolução”, sugere a empresa.