Como criar uma economia digital sustentável? Conheça 5 agentes essenciais da transformação
O programa de Transformação Digital Aplicada da Nova SBE, em parceria com a IDC, desenvolveu um mapeamento presente e futuro de transformação digital da sua organização. Conheça os cinco agentes que levarão a sua empresa ao sucesso.
1 – Cultura do futuro: liderança em escala – É cada vez mais evidente que o sucesso da transformação digital não passa, somente, por uma iniciativa top-down ou um grande orçamento para o digital. Na verdade, a transformação depende de algo muito mais importante (e mais escalável): da capacidade de uma organização adotar uma cultura em que o conceito de transformação é um princípio básico, e que o digital faça parte do ADN da empresa;
2 – Clientes do futuro: criar empatia – A capacidade de entender as necessidades, motivos, comportamentos e emoções de cada cliente e, com base nesse conhecimento, saber como responder e interagir adequadamente é fundamental. Para ter sucesso no relacionamento com os clientes do futuro, será imperativo que as organizações consigam assegurar um grau elevado de empatia, sempre pensada à escala das necessidades;
3 – Inteligência do futuro: conhecimento em escala – Será cada vez mais crucial desenvolver a capacidade de conseguir garantir aumentos substanciais no valor económico e social de produtos e serviços, integrando, continuamente, a inteligência coletiva contextual das redes de machine learning no trabalho, operações e experiências. O futuro da inteligência, visa conectar pessoas e máquinas para que, na empresa do futuro, a inteligência coletiva contextual seja transversal a operações, trabalho e experiência;
4 – Operações do futuro: resiliência em escala – O futuro das operações evoluiu, deixando de ser impulsionado por uma cultura de excelência operacional para passar a operações resilientes e sustentáveis num mundo complexo. Uma operação resiliente é capaz de impulsionar a inovação e faz com que esta derive de todas as partes do seu ecossistema, desde a procura do cliente a uma cadeia de valor sustentável;
5 – Trabalho do futuro: modelo de trabalho em escala – Este ponto define o trabalho do futuro como uma mudança fundamental no conceito de trabalho, que transforma os comportamentos e as capacidades dos trabalhadores, bem como a cultura organizacional; suporta um ambiente de trabalho dinâmico, sem limites de hora ao longo do dia ou de espaço físico; capacita equipas e uma força de trabalho diversificada; e promove a colaboração homem-máquina.