Como conduzir um processo de transformação digital de forma eficaz?
EXECUTIVE DIGEST CONTENTSA transformação digital é mais do que a mera adoção de tecnologias para melhorar produtos e processos. Consiste numa jornada contínua (e holística no panorama organizacional), que tem como objetivo manter as empresas relevantes nos mercados onde atuam, respondendo de forma cada vez mais célere às expetativas dos consumidores.
Esta revitalização do negócio e otimização das operações deve ser transversal a toda a organização, mas comumente o foco acaba por incidir na digitalização/inovação do legado corporativo, uma vez que vivemos num mundo “digital-first”; daí que se confunda muitas vezes a recuperação tecnológica, por vezes repentina como temos assistido durante a pandemia, com a verdadeira transformação digital.
A transformação exige que as empresas reimaginem não só a forma como trabalham, mas também a forma como criam valor, tanto para si próprias como para os seus clientes.
Uma transformação digital eficaz não força as empresas a dar um salto no escuro e a transformar todo o negócio de um dia para o outro.
Em vez disso, pressupõe uma abordagem de ciclo de vida e onde se possa extrair o máximo valor da tecnologia, endereçando várias interdependências em simultâneo, e sobretudo considerando 3 pilares fulcrais:
- Avaliação da situação global da empresa e reconsideração do papel da tecnologia
– Minimizando o gap entre a tecnologia e o negócio (alinhando as jornadas do consumidor com soluções tecnológicas e mesmo evoluindo para modelos de negócio potenciados pela tecnologia).
– Reduzindo os silos organizacionais, desenvolvendo uma maior orientação para o produto/serviço e focando na experiência digital do consumidor.
- Otimização do “delivery” tecnológico
– Dotando a organização de infraestruturas da próxima geração (cloud, automação, plataformas-as-a-service, etc).
– Munindo-se da excelência e tentando reter o talento informático (tanto interno, como externo).
– Mantendo um parceiro tecnológico flexível e capaz, cujo foco seja o “outcome” para o cliente.
- Preparação para o futuro
– Suportando o negócio através de uma arquitetura versátil.
– Permitindo funções de analítica avançada.
– Adotando uma estratégia de cibersegurança que esteja preparada para a intensificação das ameaças.
Melhorar as hipóteses de sucesso da transformação digital
Um estudo recente da Gartner revelou que mais de 65% das empresas não conseguiram obter valor comercial com os seus esforços de transformação digital. Porque é que isto acontece?
Na prática, o trabalho de transformação digital requer a elaboração de um “roadmap” claro para gerir o processo de uma forma estruturada, começando com uma avaliação da maturidade digital da organização, e avançando para a definição de onde se quer chegar.
Os melhores roadmaps são aqueles que estão alinhados com a estratégia empresarial “top to bottom e bottom to top”. Top to bottom, os objetivos do panorama geral são divididos em táticas executáveis e traduzidos em resultados empresariais significativos. Bottom to top, as perceções dos clientes e utilizadores precisam de ser transmitidas aos executivos, que podem monitorizar o progresso e fazer as revisões necessárias.
A transformação digital deve seguir uma abordagem faseada, reduzindo o risco de inatividade da empresa. Significa também que as empresas podem adaptar a sua transformação em função das necessidades específicas de algum departamento. A partir daí, podem dimensionar as alterações na sua estratégia digital, para assegurar uma integração contínua em toda a empresa.
Apesar dos benefícios da transformação e mesmo de uma aceleração digital induzida pela pandemia, as empresas hesitam frequentemente em afastar-se das tecnologias e processos atuais e dar o primeiro passo.
Entrar no desconhecido é assustador e muitas organizações simplesmente não têm recursos ou know-how para abordar estes projetos.
Trabalhar com um parceiro tecnológico conhecedor pode simplificar e racionalizar o processo. As empresas podem concentrar-se nas suas responsabilidades diárias, enquanto o parceiro tecnológico gere o processo de transformação digital de ponta a ponta, fornecendo competências técnicas e recursos para um sucesso contínuo.
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