Como adaptar a sua empresa para não ser ultrapassada pela concorrência? Siga estas 8 recomendações
Tendo em conta que as mudanças sociais, tecnológicas e empresariais exigem uma adaptação constante por parte das empresas para não serem ultrapassadas pelos seus concorrentes, a chave para o sucesso está numa aposta na aprendizagem e formação dos seus trabalhadores.
Depois de um mês de outubro dedicado à saúde mental com um enorme impacto positivo, a Fundação José Neves quis dedicar o mês de novembro à educação, e para isso criou um guia para empresas sobre como apostar na formação dos trabalhadores.
Neste guia é apresentada a importância da educação e de dar ferramentas e respostas concretas às dúvidas das pessoas para que se sintam informados e orientados para tomar decisões acertadas quanto ao seu futuro académico, pessoal e profissional.
“Os dados mostram que a formação dos trabalhadores é benéfica para todos os envolvidos. Para os próprios trabalhadores, que adquirem novas competências indispensáveis para a sua progressão profissional. E para as empresas, que obtêm ganhos de produtividade de 5% (ou mais), assim como melhorias de performance, satisfação e rentabilidade — elementos decisivos para aumentar a competitividade das empresas nos seus mercados”, pode ler-se no guia.
Mas como é que as empresas podem adaptar-se para não ser ultrapassada pela concorrência? A fundação deixa oito recomendações que podem ajudar:
– Promover uma cultura aberta à aprendizagem;
– Ver a formação como um investimento;
– Não ter medo de investir nos trabalhadores;
– Planear e organizar a empresa a pensar no valor da formação;
– Avaliar regularmente as necessidades de formação da empresa;
– Não bloquear perante obstáculos e procurar soluções;
– Estudar bem as opções à disposição da empresa;
– Não acreditar em soluções únicas e universais.
Se quer saber mais informações e dicas sobre as mudanças do paradigma empresarial e adaptações, aceda ao Guia da Fundação José Neves.