Comissão Europeia investiga moeda digital do Facebook
Será a Libra, moeda digital desenvolvida pelo Facebook, uma ameaça à concorrência? É isso que a Comissão Europeia planeia descobrir ao lançar uma investigação, que numa fase inicial consiste apenas em questionários enviados a grupos envolvidos no projecto. Para já, o objectivo é somente recolher informação.
De acordo com um documento divulgado pela Bloomberg, a Comissão Europeia está a “investigar o potencial comportamento anti-competitivo” e a capacidade de a Libra monopolizar pagamentos e expulsar rivais do mercado. A comissão teme que esta moeda digital – semelhante à Bitcoin, por exemplo – possa criar restrições à concorrência no que respeita a informação partilhada e a utilização de dados dos consumidores.
A investigação abrange também a integração de aplicações assentes na moeda Libra noutras plataformas do Facebook, como WhatsApp e Messenger, uma vez que a ideia da empresa de Mark Zuckerberg é que utilizadores de todo o mundo recorram à Libra para fazer compras, emprestar dinheiro e pagar contas.
O lançamento está previsto para a primeira metade do próximo ano e conta com o apoio de perto de 30 companhias e organizações, incluindo Uber, Spotify, Mastercard, eBay e Vodafone. Porém, de acordo com o Financial Times, algumas destas empresas estão a tentar distanciar-se do projecto tendo em conta as dúvidas que tem levantado.