Começou por regatear um anel para a namorada e tornou-se um magnata que vende joias para a Cartier

Aos 15 anos, Matthew Gordy Stuller, da pequena cidade de Lafayette, Louisiana, EUA, começou a traçar o seu caminho para o sucesso ao persuadir um joalheiro a vender-lhe um anel para conquistar uma “namorada” em prestações de 5 dólares semanais. No entanto, a fortuna de mais de 1.000 milhões de dólares, que viria a conquistar, não resultou do seu lado romântico, mas sim de uma visão estratégica.

Stuller iniciou a sua carreira a ajudar na loja onde comprara o anel, e rapidamente ganhou um emprego a tempo parcial, onde aprendeu a polir joias, ajustar anéis e engastar pedras preciosas. Esse contacto inicial com o setor revelou a sua paixão e, após um curto período na universidade, decidiu abandonar os estudos para se dedicar ao negócio de venda de joias por atacado, conta a ‘Forbes

Fundada há meio século, a Stuller Inc. é hoje uma das maiores fornecedoras de joias dos EUA, com 1.500 funcionários na sua sede em Lafayette e fábricas no México, Tailândia e Índia. Com um volume de negócios anual de cerca de 800 milhões de dólares, a empresa derrete diariamente mais de 90 kg de ouro para responder às encomendas de mais de 6.000 clientes.

Com uma abordagem centrada na eficiência, Stuller revolucionou a forma como as joalharias adquirem os seus produtos, oferecendo um serviço de entrega rápida em parceria com a FedEx e a UPS. Este modelo permite que os retalhistas minimizem o seu stock, recebendo os itens encomendados no dia seguinte.

A Stuller destaca-se ainda pela capacidade de personalização, utilizando tecnologia de impressão 3D para criar peças sob medida, muitas vezes destinadas a clientes de alto nível, como celebridades e atletas. Além disso, a empresa adaptou-se à crescente popularidade dos diamantes sintéticos, que representam atualmente 80% das suas vendas de diamantes.

O empresário mantém-se fiel ao conselho dado pelo seu pai: “Nunca partilhes o teu negócio com um sócio, pois trabalharás sempre mais do que ele.”

Ler Mais



Comentários
Loading...