Combustíveis: gasolina baixa mas gasóleo dispara de preço na próxima semana. Saiba quanto vai pagar para atestar o depósito

A partir da próxima segunda-feira, conte com boas e más notícias: o preço da gasolina vai baixar mas o do gasóleo segue no sentido contrário, o que equivale dizer que vai ficar mais ‘pesado’ para os bolsos dos condutores portugueses. Assim, a “evolução das cotações em euros aponta para uma descida de até 1 cêntimo por litro no preço da gasolina 95. Já o gasóleo vai subir 4 cêntimos por litro”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’.

A tendência de subida e descida dos combustíveis é confirmada pelos preços dos postos de abastecimento junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada de combustíveis. “A tendência da próxima semana será para uma descida acentuada de 0,0167 euros mas uma subida acentuada do gasóleo em 0,0344 euros.”

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,871 euros enquanto o do gasóleo vale 1,718 euros. Veja no gráfico em baixo a escalada dos preços, que começou a ganhar ‘ritmo’ no final da primeira semana de julho e tem mostrado pouca vontade de abrandar.

As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina subiu, desde o início de julho, 19,5 cêntimos, um crescimento ‘replicado’ pelo gasóleo, que valorizou, no mesmo período, 26,2 cêntimos, ao qual acresce o descongelamento gradual da taxa de carbono, proposto pelo Governo, que representou um aumento adicional de 2 cêntimos.

Quer isto dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa mais 16,92 euros do que no início de julho. Já para atestar um depósito de gasolina a fatura fica 11,7 euros mais cara.

Portugal tem a 8ª gasolina 95 mais cara da Europa

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 8ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 3,7 cêntimos acima da média europeia e 14,1 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 11ª posição do ranking europeu.

Neste particular, os Países Baixos apresentam a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 2,107 euros. Já a Suécia ‘reina’ no gasóleo: 2,069 euros.

Ler Mais



a carregar...

Comentários
Loading...