Combustíveis: Gasóleo desce de preço pela segunda semana consecutiva. Gasolina acompanha queda ligeira

Depois de uma pequena descida no preço do gasóleo, esta semana, a próxima será de novo alívio, quer no gasóleo quer na gasolina, mas que no entanto será pouco intenso. De acordo com as principais petrolíferas nacionais, os preços não devem mesmo mexer na próxima semana. No entanto, a tendência de descida é confirmada pelos preços dos postos de abastecimento junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada de combustíveis. “A tendência da próxima semana será para uma ligeira descida de 0,0026 euros na gasolina 95 e uma ligeira descida do gasóleo em 0,0011 euros”, afirmou fonte do setor à ‘Executive Digest’.

No que respeita ao preço do gasóleo, é a segunda descida consecutiva, depois de várias semanas de subida. Para encontrar uma redução anterior a estas semanas no gasóleo é preciso ir a 21 de agosto, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Desde então, o preço deste combustível subiu 8 cêntimos. Já na gasolina, que subiu na semana que passou, estava há quatro semanas em tendência descendente.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,856 euros enquanto o do gasóleo vale 1,782 euros. Veja no gráfico em baixo a escalada dos preços, que começou a ganhar ‘ritmo’ no final da primeira semana de julho e tem mostrado pouca vontade de abrandar.

As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina subiu, desde o início de julho, 19 cêntimos, um crescimento ‘replicado’ pelo gasóleo, que valorizou, no mesmo período, 28,6 cêntimos, ao qual acresce o descongelamento gradual da taxa de carbono, proposto pelo Governo, que representou um aumento adicional de 2 cêntimos.

Quer isto dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo vai custar na próxima semana mais 10,5 euros do que no início de julho. Já para atestar um depósito de gasolina a fatura fica cerca de 8,4 euros mais cara.

Portugal tem a 8ª gasolina 95 mais cara da Europa

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 8ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 2,5 cêntimos acima da média europeia e 10,6 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 11ª posição do ranking europeu.

Neste particular, os Países Baixos apresentam a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 2,129 euros. Há há cinco países europeus acima da barreira dos 2 euros por litro. Já a Suécia ‘reina’ no gasóleo: 2,225 euros.

Ler Mais



Comentários
Loading...