Combustíveis dão origem a dez reclamações por dia
O número de queixas sobre postos de combustível cresceu cerca de 12% até julho, de acordo com dados da Entidade Nacional para o setor Energético (ENSE), citados pelo Correio da Manhã. Registaram-se 1902 queixas no período em análise, mais 206 do que em igual período do ano anterior. São 10,5 reclamações por dia.
Irregularidades nas bombas, nomeadamente na mediçao de litros, contam-se entre os temas que mais subiram face ao período homólogo do ano passado. O atendimento nos postos de abastecimento e os cartões de desconto ou de pontos, assim como os problemas nos equipamentos, estão no topo das matérias mais reclamadas, de acordo com a ENSE.
Para o presidente da ENSE, Filipe Meirinho, não há uma razão específica para o aumento das reclamações, uma vez que é transversal às várias matérias reclamadas. A explicação poderá estar em parte relacionada com o acompanhamento que a instituição faz das reclamações, não se limitando a enviar uma carta ao queixoso dando conta do resultado,por exemplo, de uma reclamação sobre as medições de combustível.
“Nestes casos os queixosos podem acompanhar a fiscalização da ENSE à verificação metrológica, agendando dia e hora”, revela ao CM o presidente da instituição, vendo nesta ação um incentivo à reclamação.