Colapso de barragem obriga a evacuar cidade britânica
Chuvas fortes levaram ao colapso parcial de uma barragem junto à cidade britânica de Whaley Bridge, obrigando à evacuação da localidade. Um alerta emitido pela Agência do Ambiente do Reino Unido indica que o problema na barragem poderá fazer com que o rio Goyt suba rapidamente, colocando em perigo os habitantes.
The Dam Wall at Toddbrook Reservoir in Whaley Bridge this morning, looks like Barnes Wallis and @OC617Sqn has had a pop at it. @BBCNews pic.twitter.com/gtnFExZ9Gs
— Frag Last (@fraglast) August 1, 2019
Segundo indica a Sky News, a localização da barragem de Toddbrook Reservoir faz com que centenas de casas e negócios estejam em risco. Foi pedida a intervenção de um helicóptero, que sobrevoa a cidade enquanto as autoridades vão porta a porta, assegurando que todos os cidadãos deixam os seus lares em segurança.
«Existe uma forte probabilidade de inundação devido aos danos causados pelas recentes condições atmosféricas», indica porta-voz da polícia, citado pela mesma publicação. Aos cidadãos está a ser aconselhado que fiquem com amigos ou família noutra cidade. Quem não tiver essa possibilidade poderá ficar na escola secundária da região.
Warnings to stay away from the #WhaleyBridge area are continuing. Residents who have been at work, or away from the area, are strongly advised to stay away following advice from the @EnvAgency who have indicated that the incident currently poses a significant threat to life.
— Derbyshire Police (@DerbysPolice) August 1, 2019
«Compreendemos que exista alguma preocupação relativamente à possibilidade de não conseguirem regressar a casa. No entanto, a nossa prioridade é garantir que as pessoas estão seguras e bem e não vamos correr riscos desnecessários», acrescenta o porta-voz da polícia. Entretanto, a empresa responsável pela barragem já afirmou que está uma equipa de engenheiros no local a avaliar os danos e a determinar os próximos passos.