Colapso das criptomoedas pode prejudicar crise de confiança nos mercados
O Conselho de Estabilidade Financeira, ou FSB na sigla em inglês, alertou para os riscos que os mercados podem correr na ocasião de um colapso das criptomoedas.
Segundo o jornal ‘CincoDias’, para o FBS a indústria das moedas digitais, que é uma indústria em rápido crescimento, pode ser ameaçar a estabilidade financeira global por causa do seu tamanho de 2,6 biliões de dólares e por não se conectar diretamente com o sistema financeiro tradicional.
Apesar de a relação entre bancos e criptomoedas ainda estar muito no início, está em rápido crescimento e o FBS diz que isso “pode ter implicações” para a estabilidade financeira global se espalhar para o setor financeiro mais amplo e minar a confiança dos investidores”.
As plataformas de finanças descentralizadas, onde se fornecem serviços financeiros que usam criptomoedas e stablecoins, também estão em rápida expansão, e muitas delas não cumprem as leis e os regulamentos que lhes são aplicáveis.
Estas stablecoins são também consideradas um risco para o FBS, pois se colapsarem, as consequências passam também para os restantes criptoativos.