Coca-Cola lança a sua primeira garrafa feita a 100% com plástico reciclado

A Coca-Cola, uma das maiores poluidoras de plástico a nível mundial, está a lançar a sua primeira garrafa de plástico 100% reciclado, nos Estados Unidos, de acordo com a ‘CNN Business’.

A empresa anunciou na terça-feira que irá começar a vender as marcas da Coca-Cola numa garrafa de 390,3 mililitros, feita de plástico totalmente reciclado este mês na Califórnia, Flórida e alguns estados do Nordeste, sendo depois alargada ao resto do país, ainda antes do verão.

Esta, segundo a empresa, é uma «embalagem mais saborosa», que se vai estrear com os seus refrigerantes mais populares, nomeadamente a Coca-Cola, Diet Coke e Coke Zero Sugar, a um preço de retalho de 1,59 dólares (1,31 euros).

«Temos ouvido os consumidores, que nos têm dito que querem uma garrafa um pouco menor e mais fácil de consumir», disse Alpa Sutaria, responsável pelo departamento de sustentabilidade da Coca-Cola, citado pela CNN Business. ««Aproveitámos para fazer uma garrafa com plástico 100% reciclável», disse.

O tamanho de 390,3 milímetros é ligeiramente maior do que sua opção de lata de alumínio, mas menor do que a garrafa tradicional. Há ainda tamanhos exclusivos, como o mini de 221,8 milímetros, segundo a ‘CNN’.

Sutaria adiantou que desenvolver a nova embalagem foi um «trabalho de amor e grande inovação» para a Coca-Cola. O plástico reciclado é limpo, triturado e transformado em flocos semelhantes a grãos antes de ser transformado numa nova garrafa.

A responsável acrescentou que os estados de lançamento foram escolhidos porque os clientes nessas áreas «são mais sensíveis aos desafios que temos em torno das questões de sustentabilidade», afirmou citada pela ‘CNN’.

A Coca-Cola tem sido frequentemente criticada por contribuir para o lixo plástico prejudicial ao meio ambiente. No ano passado, a empresa foi nomeada como o maior poluidor de plástico do mundo pela empresa ambiental Break Free From Plastic. Os seus logótipos e marcas foram encontrados em 13.834 peças de plástico em 51 países.

Em 2018, a empresa anunciou a iniciativa «Mundo sem Resíduos» com o objetivo final de, até 2030, recolher e reciclar uma garrafa ou lata por cada venda. A nova garrafa, segundo Sutaria, é um «grande passo nessa direção».

«Estamos determinados em inovar e desenvolver tecnologia para minimizar o nosso impacto ambiental», disse, acrescentando que a empresa está «a cumprir o nosso compromisso com uma ação real».

Ler Mais