Clica em links e insere as suas credenciais sem pensar duas vezes? Banco de Portugal deixa recomendações para utilização segura de produtos e serviços bancários

O Banco de Portugal associou-se às comemorações do Mês Europeu da Cibersegurança, que é promovido anualmente pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA – European Union Agency for Cibersecurity), com o intuito de sensibilizar a população para os comportamentos a adotar no contexto digital.

Assim, o organismo liderado por Mário Centeno deixou um aviso sobre os cuidados a ter com vista à utilização segura de produtos e serviços bancários nos canais digitais.

O primeiro, e bastante importante, clica em links e insere as suas credenciais, sem pensar duas vezes? Se recebeu um e-mail ou uma mensagem do seu banco a dizer que a sua conta pode estar comprometida ou bloqueada e é necessário fazer login para recuperar o acesso.

Não faça isso. É provável que esteja perante uma forma comum de phishing, isto é, um ataque destinado a captar os seus dados pessoais.

Avalie os pedidos de informação que lhe dirigem

Verifique o endereço do remetente (e não apenas o nome), o idioma, o tipo e o tom da linguagem utilizada e a apresentação gráfica da mensagem recebida. As mensagens fraudulentas adotam, muitas vezes, uma linguagem menos formal, com erros ortográficos ou de semântica e são escritas para transmitir ao leitor uma sensação de urgência.

Não abra e elimine imediatamente e-mails duvidosos.

Desconfie de mensagens com tom de urgência

Contactos com intenções fraudulentas são feitos normalmente num tom de urgência, para que divulgue rapidamente dados pessoais, sem ter tempo de pensar na melhor forma de agir.

Desconfie de mensagens que indicam que determinado serviço foi bloqueado e necessita de ser ativado ou que solicitam o pagamento de uma encomenda que não fez.

Não assuma que um contacto é genuíno apenas por o interlocutor estar na posse dos seus dados pessoais básicos. Esta informação poderá ser encontrada online (por exemplo, através das redes sociais).

Não divulgue dados pessoais

Não clique em hiperligações (links), não execute as ações pedidas (não execute programas sugeridos), nem abra anexos de fontes desconhecidas.

Nunca divulgue informação pessoal nem credenciais de acesso ao homebanking ou às aplicações do seu banco em reposta a um e-mail, SMS ou telefone. Um banco jamais lhe solicitaria por essas vias esse tipo de informação.

Utilize os contactos oficiais da entidade

Em caso de dúvida, fale diretamente com a entidade em causa pelos canais de comunicação oficiais e nunca através dos contactos fornecidos nos e-mails, SMS ou nos telefonemas.

Reporte a situação fraudulenta

Caso se confirme ou suspeite de uma situação fraudulenta, reporte-a ao seu banco e ao órgão de polícia criminal mais próximo (PSP, GNR ou PJ) ou ao Ministério Público.

Mantenha-se vigilante

Consulte periodicamente os movimentos da sua conta e contacte imediatamente o seu banco se detetar movimentos que não autorizou.

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