Cisco apresenta novo Índice de Referência de Confiança para a Transformação Digital das Empresas
A Cisco deu a conhecer o seu novo índice de referência sobre confiança – “New Trust Standard”.
O documento aponta as diretrizes para a avaliação do grau de fiabilidade das empresas à medida que estas apostam na transformação digital.
“Este novo enquadramento eleva o nível da conquista da confiança dos clientes num momento em que o trabalho está a tornar-se híbrido, há mais recolha de dados online e em que as ciberameaças aumentam”, refere a empresa numa nota enviada hoje à imprensa.
O “New Trust Standard” lista como críticos os seguintes elementos:
Arquitetura “Zero-Trust”: Impedir a aproximação de ciberatacantes, desafiando as assunções e verificando sempre cada ligação em cada dispositivo.
Cadeia de distribuição de confiança: Estar ciente de cada componente, como foi fabricado e por onde passou – trabalhando em estreita colaboração com os fornecedores para mitigar o risco.
Direitos sobre os dados: Capacidade de antecipar-se às expectativas em evolução dos clientes e das regulamentações governamentais.
Transparência: Clareza sobre que dados são recolhidos e como são utilizados; abertura relativamente aos incidentes e problemas à medida que acontecem; e divulgar o que está a ser feito para os resolver.
Certificações e conformidade com a regulamentação: Demonstrar compromisso com os clientes através da obtenção de certificações de fiabilidade concedidas por auditores externos independentes.
Nas palavras de Anthony Grieco, Chief Information Security Officer da Cisco, “a confiança é mais do que um sentimento”: “As empresas digitais devem ser capazes de avaliar a fiabilidade e a resiliência das suas soluções, operações e ações. Este novo enquadramento ajuda-nos a compreender os pilares fundamentais de um processo que torna a confiança ‘quantificável’”.