CIGMA do Funchal recebe menção honrosa da Fundação AIP na área da transformação digital

O Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma (CIGMA), inaugurado em 2023 pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), foi distinguido com uma menção honrosa no Prémio Smart Cities – António Almeida Henriques 2024, na categoria “Transformação Digital”.

O prémio foi entregue à presidente da autarquia, Cristina Pedra, numa cerimónia realizada hoje na FIL, em Lisboa, durante a Portugal Smart Cities Summit.

O CIGMA integra todas as plataformas de serviços e canais da CMF num único espaço, permitindo à autarquia monitorizar, em tempo real, serviços e solicitações dos munícipes, bem como indicadores relevantes sobre o ambiente, águas e saneamento, e trânsito. Esta iniciativa visa melhorar a gestão da cidade e apoiar decisões fundamentadas, resultando numa resposta mais eficaz em áreas como mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade ambiental.

“É um orgulho ter recebido este prémio, que reconhece o trabalho que temos vindo a fazer na Câmara do Funchal, um trabalho de gestão da cidade em diversas áreas, mas também no relacionamento com as pessoas, e na resposta que damos às suas necessidades. E o CIGMA tem sido uma ferramenta indispensável neste caminho de aproximação da autarquia aos munícipes e de resolução dos problemas da cidade”, afirma Cristina Pedra, presidente do município do Funchal. A autarca frisa ainda que “dos três premiados, o CIGMA é o único cujo funcionamento e estrutura não é assegurado por outsourcers, sendo a sua gestão totalmente assegurada por funcionários do município, aos quais queremos agradecer o seu empenho e dedicação e a quem dedicamos esta distinção”.

O Prémio Smart Cities António Almeida Henriques foi criado pela Fundação AIP em 2023 para homenagear a figura que teve um papel crucial nas políticas de Smart Cities em Portugal. O júri do prémio foi presidido pelo Professor Doutor Miguel de Castro Neto, da NOVA Information Management School.

Desde a sua criação, o CIGMA tem demonstrado um compromisso com a transformação digital, facilitando que 80% das interações diárias dos munícipes com a autarquia sejam realizadas de forma não presencial. Em 2023, a autarquia registou quase 100.000 chamadas, com um elevado nível de satisfação dos utilizadores.

Além do prémio recebido hoje, a Câmara Municipal do Funchal já foi reconhecida anteriormente pela qualidade dos seus serviços não presenciais, tendo sido a única autarquia do país a receber o Selo de Qualidade. A autarquia também se destacou nos APCC Best Awards 2024, sendo a única em Portugal a vencer um prémio na implementação de Boas Práticas Organizacionais em contact centers.

 

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