Cientistas descobrem lugar na Terra onde o ar é mais limpo

Existe um recanto na Terra intocado, onde a qualidade do ar é superior a qualquer outro lugar: esta zona situa-se no oceano Austral em torno da Antárctida, avança o diário espanhol “ABC”, citando as conclusões de um estudo publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences”, a publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

A descoberta foi feita por um grupo de cientistas da Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos. A equipa, liderada pela professora Sonia Kreidenweis, deslocou-se àquela área para estudar, pela primeira vez, a composição do Bioaerosol do oceano, analisando a presença de partículas libertadas pelos ecossistemas terrestres e marinhos na atmosfera.

«Conseguimos utilizar as bactérias do ar acima do oceano Antártico como instrumento de diagnóstico para inferir as principais propriedades da atmosfera inferior», explicou o investigador Thomas Hill, co-autor do estudo. Descobriram, «por exemplo, que os aerossóis que controlam as propriedades das nuvens do oceano austral estão fortemente ligados aos processos biológicos oceânicos e que a Antárctida parece estar isolada da dispersão de microrganismos e da deposição de nutrientes dos continentes do Sul. (…) Globalmente, (…) este é um dos poucos locais na Terra que foi minimamente afectado por actividades antropogénicas», afirmou

De acordo com o espanhol “ABC”, Kreidenweis e a equipa já suspeitavam que o ar sobre o remoto oceano Antártico seria o menos afectado pelo homem. Essa terá sido a razão que os levou a investigar.






Comentários
Loading...