Cientistas anunciam o computador mais inteligente de sempre

Investigadores da Google afirmam ter atingido um novo marco na história da computação: desenvolveram um computador mais inteligente do que qualquer outro que já existia, capaz de realizar tarefas e operações que os modelos clássicos não conseguem.

A “supremacia quantum” é a expressão utilizada para descrever a novidade. Isto porque um computador com esta tecnologia é significativamente mais rápido do que os computadores actuais e poderá alterar fundamentalmente aquilo que consideramos ser as capacidades das máquinas, segundo explica o jornal Independent.

O Sycamore, como é designado o computador que atingiu a “supremacia quantum”, consegue completar em 200 segundos uma tarefa que levaria perto de 10 mil anos a um sistema tradicional. De acordo com o relatório publicado pela Google no jornal Nature, trata-se de um aumento dramático da velocidade, que poderá resultar num novo paradigma.

Para já, as capacidades do Sycamore foram utilizadas apenas para gerar números aleatórios, mas utilizações práticas serão o passo seguinte. «Estamos a um algoritmo criativo de distância de aplicações valiosas», garantem os cientistas da Google, ressalvando que este é um trabalho que ainda levará anos a ser concluído.

O entusiasmo revelado pela Google não é partilhado, contudo, por toda a comunidade científica. Investigadores da IBM, por exemplo, consideram que a descoberta da sua rival poderá não ser tão importante como está a ser anunciado. Dizem os profissionais da IBM que a tarefa indicada não é assim tão complicada e que um computador clássico levaria 2,5 anos a completá-la – em vez de 10 mil anos.






Comentários
Loading...