Cidades portuguesas assinalam hoje segundo aniversário da guerra na Ucrânia: Terreiro do Paço recebe vigília

Nove cidades portuguesas vão assinalar, este sábado, os dois anos de invasão russa à Ucrânia, estando prevista para Lisboa a inauguração de uma exposição de fotógrafos lusos sobre crianças ucranianas, anunciou, esta quarta-feira, a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko.

A diplomata precisou que a inauguração da exposição das fotos dedicadas a crianças ucranianas da autoria de fotógrafos portugueses que se deslocaram ao país decorrerá pelas 15 horas de sábado, no Rossio (Lisboa), seguindo-se uma manifestação até à Praça do Município.

“Com as nossas grandes bandeiras, os nossos amigos portugueses e colegas meus de vários países” decorrerá depois uma manifestação entre o Rossio e a Praça do Município, onde está previsto o acolhimento do presidente da Câmara, Carlos Moedas, e logo de seguida vários discursos, acrescentou a embaixadora.

Além de Lisboa, juntam-se para assinalar os dois anos da “agressão russa”, segundo a diplomata, outras cidades, como Porto, Coimbra, Faro, Santarém, Albufeira, Funchal, Peniche e Águeda.

Saiba os horários:

PORTO:

16:00 – Praça de Gomes Teixeira.

COIMBRA:

16:00 – Praça da República.

PENICHE:

11:00 – Rua Ten Valadim, 26.

SANTARÉM:

15:00 – Jardim da Liberdade.

LISBOA:

15:00 – Praça Dom Pedro IV.

FARO:

17:00 – Jardim Manuel Bivar.

ALBUFEIRA:

18:00 – Rua do Município

FUNCHAL:

16:30 – Teatro Municipal Baltazar Dias.

As informações foram dadas após um encontro entre a embaixadora e cinco deputados do grupo parlamentar de Amizade Portugal-Ucrânia, na Assembleia da República, naquela que deverá ter sido a última reunião oficial da legislatura.

Para a sua realização, foi pedida autorização especial ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, tendo o encontro como objetivo garantir a continuidade da colaboração e do apoio à Ucrânia, independentemente do resultado das próximas eleições legislativas de 10 de março, segundo o presidente do grupo de amizade, o socialista Diogo Leão.

Marcaram ainda presença os deputados Palmira Maciel, Cristina Mendes da Silva e Ivan Gonçalves, do PS, e Mónica Quintela, do PSD.

 

Amnistia Internacional realiza vigília no Terreiro do Paço

A Amnistia Internacional vai realizar, esta tarde (18 horas) uma vigília no Terreiro do Paço, onde vai ser disponibilizado um mural onde as pessoas poderão deixar as suas mensagens de apoio aos civis ucranianos, além de uma projeção no local e um momento de ‘microfone aberto’ para quem quiser dizer umas palavras de apoio e solidariedade.

A iniciativa visa apelar a que os responsáveis pelas graves violações dos direitos humanos e por crimes de guerra perpetrados sejam chamados a prestar contas através de mecanismos internacionais independentes, imparciais, e justos.

Ler Mais