CIA tenta recrutar agentes duplos na Rússia com novo vídeo nas redes sociais

A CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) publicou um vídeo na rede social ‘X’, produzido em russo, para tentar persuadir os funcionários dos serviços de inteligência russos a trabalharem como agentes duplos para Washington.

No vídeo é feito um apelo aos russos patrióticos que trabalham na comunidade de inteligência e que se possam sentir traídos pela corrupção nos círculos de elite e pela má forma como as forças armadas russas estão equipadas.

“Aqueles ao seu redor podem não querer ouvir a verdade. Mas nós queremos. Vocês não são impotentes”, relatou o vídeo, o mais recente de uma série de vídeos de recrutamento direcionados à Rússia, antes de detalhar formas de entrar em contato com a CIA.

O diretor da CIA, William Burns, indicou, em julho último, que o descontentamento entre alguns russos em relação à guerra na Ucrânia estava a criar uma rara oportunidade para recrutar espiões que a CIA não estava disposta a deixar passar.

Acompanhado por música clássica melancólica, o personagem fictício principal do vídeo é um funcionário anónimo de 35 anos da agência de inteligência militar da Rússia que se apresenta como um patriota que ama a Rússia e já serviu como paraquedista. “Tenho coragem suficiente para enfrentar esta traição?”, indicou, no vídeo, antes de dizer que percebeu que o verdadeiro inimigo está dentro da Rússia, sob a forma de uma liderança e elite corruptas.

“A liderança de topo vendeu o país em troca de palácios e iates, numa altura em que os nossos soldados mastigam batatas podres e disparam com armas pré-históricas. O inverno sombrio da Rússia é mesclado com imagens de limusines oficiais sofisticadas e os brindes dos russos ricos”, referiu.

O Kremlin já reagiu a esta tentativa de recrutamento. “Esta prática é bastante comum, as agências de inteligência em todo o mundo usam frequentemente os meios de comunicação e as redes sociais para recrutar novos funcionários. A CIA faz isso todos os anos”, salientou Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.

Segundo o responsável russo, a CIA cometeu um erro ao divulgar o vídeo no ‘X’, uma vez que a rede social é proibida na Rússia e só pode ser acedida através de uma rede privada virtual. “Alguém precisa dizer à CIA que no nosso país (a rede social russa) o VKontakte é muito mais popular do que o banido X. E que a audiência do VKontakte é muito maior”, disse Peskov.

Ler Mais





Comentários
Loading...