Chuvas fortes e deslizamento de terras abrem cratera com mais de 600 metros de extensão e 70 de profundidade no Brasil
O Estado do Maranhão, no Brasil, está a lidar com as consequências das chuva intensas que têm ocorrido nas últimas semanas e não só levaram ao deslizamento de terras como à criação de crateras gigantes que estão a assustar os moradores.
O fenómeno não é novo, na verdade há vários anos que ruas inteiras e dezenas de casas desaparecem no Estado do Maranhão, no Brasil com os habitantes já preparados para o pior.
Ainda que não tenha sido uma surpresa, não está a ser fácil para os brasileiros lidar com a situação, que poderá agravar-se nos próximos dias, relatando problemas de depressão, ansiedade e medo, por temer que a qualquer hora, sobretudo à noite, a terra possa engolir as suas casas.
“Há alturas em que é tão forte que as janelas tremem”, descreveu uma idosa que reside no Estado do Maranhão à CNN Internacional.
Para resgatar dezenas de pessoas de cinco aldeias que foram atingidas pelo deslizamento de terras, as autoridades brasileiras recorreram a meios aéreos de forma a conseguirem chegar a todos.
Os moradores recordam que, em 2017, tinham já experienciado um incidente semelhante. “De lá para cá essas erosões continuam. Essas erosões, com o passar do tempo e com as chuvas que atingem todo o Estado, têm tendência a aumentar”, admitiu um morador.
O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional do Brasil reconhece a situação como calamidade pública.