Chuva regressa a todo o país esta quarta-feira, mas temperaturas vão manter-se altas
Depois de vários dias de calor intenso e tempo seco, a chuva regressa a Portugal esta quarta-feira. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para aguaceiros “com especial incidência nas regiões Norte e Centro” – Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Portalegre – , e maioritariamente da parte da tarde, “podendo ser acompanhados por trovoada”. Nas ilhas, destaca-se o arquipélago dos Açores, com chuva prevista para Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.
Ainda assim, o IPMA prevê uma “subida da temperatura máxima no litoral e em alguns locais do interior Norte e Centro”. Em praticamente todo o território continental, os termómetros ficam acima dos 30 graus, com Beja a chegar aos 39 graus, Évora aos 38 e Castelo Branco aos 37. Nos territórios insulares, a Madeira regista uma temperatura máxima de 25 graus e os Açores de 24 graus.
Os distritos do interior encontram-se todos em alerta amarelo devido às temperaturas elevadas.
É também esperado que o vento chegue aos 25 quilómetros por hora em algumas regiões do território, soprando do quadrante sul, sendo que pode chegar aos 40 km/h nas terras altas, “temporariamente do quadrante oeste no litoral e no interior Sul, em especial a partir da tarde”, estima o IPMA.
Na quinta-feira, dia 16 de junho, a chuva deverá limitar-se aos distritos de Viana do Castelo e Bragança, com ligeiras diminuições das temperaturas máximas em todo o Portugal continental, reduzindo o nível de alerta.
Vale a pena recordar que o IPMA revelou que este mês de maio foi o mês mais seco dos últimos 92 anos, estando 97% de todo o país atualmente em estado de seca severa.