Chips: Escassez dispara lucros dos fabricantes. 57% da receita mundial nas mãos de um único player
Os 10 maiores “tubarões” de fabricação de chips do mundo viram as receitas baterem novos recordes, durante o primeiro trimestre de 2021, de acordo com uma pesquisa realizada pela ‘TrendForce’.
No total, as 10 maiores empresas de fundição de semicondutores do mundo faturaram 19,8 mil milhões de euros. 57% desta receita está nas mão de uma única empresa, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Corporation (TSMC), que conseguiu arrecadar durante os primeiros três meses do ano 11,23 mil milhões de euros.
De acordo com o documento, grande parte do dinheiro obtido pela TSMC advém da produção de semicondutores de 7, 12 e 16 nanómetros (nm).
Só as vendas da empresa de chips de 7 nanómetros aumentaram 23% no último trimestre.
Já a venda de semicondutores de 12nm e 16nm cresceu 10%, sobretudo tendo como principal destino os operadores de 5G e os mineradores de criptomoedas.
Por outro lado, a gigante da Coreia do Sul Samsung sofreu, durante o mesmo período, uma queda 2% na receita, batendo nos 3,6 mil milhões de euros. Como esclarece o relatório da ‘TrendForce’, grande parte deste resultado deve-se sobretudo à tempestade que se fez sentir no Texas, EUA, em fevereiro, e que deixou a fábrica da gigante sul-coreana sem capacidades de produção.